Uma das características mais úteis de versões modernas de Windows é a memória virtual, também conhecido como o " arquivo de paginação " ou " arquivo de troca ". A memória virtual torna mais fácil de executar vários programas ao mesmo tempo , se o computador ficar sem RAM física , ele simplesmente usa uma parte do espaço disponível no disco rígido para emular RAM. Porque a memória virtual é tão importante para a velocidade de um computador, otimização cuidadosa do que pode contribuir diretamente para um melhor desempenho geral do sistema. Melhorando o desempenho da memória virtual
Por padrão, o Windows gerencia a quantidade de espaço no disco rígido dedicado à memória virtual. A memória virtual está contido em um único arquivo, chamado PAGEFILE.SYS . Se o tamanho deste arquivo é permitido mudar , ele pode ocupar diferentes partes físicas do disco rígido , o que leva à diminuição da performance. Limitar o tamanho do arquivo de memória virtual para cerca de 4 GB para eliminar este problema .
Discos rígidos giram a uma velocidade constante. Os dados são salvos em discos magnéticos rotativos a partir do exterior para o interior , como um disco de vinil. Os discos rígidos obter o melhor desempenho durante a leitura ou gravação de dados usando o lado de fora da mídia, porque mais do prato físico passa sob a leitura /gravação de cabeças no mesmo período de tempo. Se você tem um computador com mais de um disco rígido, criar uma pequena partição ( 10 GB ou menos ) na parte externa do segundo disco rígido , usando-o apenas para a memória virtual. Isto irá assegurar o arquivo de swap será sempre residir na seção de maior desempenho do disco rígido .
Discos de Estado Sólido ( SSD )
Muitos SSDs não têm bom desempenho em situações em que os dados são escritos aleatório para a unidade de frequência, o que é o caso com a memória virtual . Se você tem um computador de mesa com o seu sistema operacional e programas instalados em um SSD, considere a compra de um disco rígido convencional de usar para a memória virtual ao lado do SSD . Em um computador portátil , no entanto , isso pode não ser uma opção. Desativar a memória virtual e acompanhar o desempenho do seu laptop para ver se ele melhora .
64-bit do Windows
versões do Windows de 32 bits são capazes de endereçar um máximo de 4 GB de RAM física. No entanto , 64-bit Windows suporta muito mais do que isso. Em sistemas de 64 bits com uma grande quantidade de memória RAM instalada , pode ser benéfico para desativar a memória virtual, forçando todos os programas para acessar apenas RAM física. No entanto, é importante monitorar o desempenho do sistema ao fazer isto. Alguns programas são configurados para usar a memória virtual , mesmo quando existe RAM física suficiente , e desabilitar a memória virtual pode diminuir o desempenho desses programas.