Recuperação de dados funciona maneiras diferentes e depende de como os dados são perdidos . Apesar de armazenamento de computador pode ser extremamente complexo, o caso mais simples é o de um computador em casa que tem um disco rígido para armazenamento e que o disco rígido tem apenas uma única partição. Background Fotografia de
um computador em casa corre um sistema operativo (Windows , Macintosh , etc.) O sistema operacional sabe sobre os arquivos . O disco rígido não sabe sobre os arquivos , ele sabe sobre os setores. Setores são pequenos pedaços de dados , geralmente 512 bytes. Um sistema de arquivos (NTFS , HFS + , etc ) traduz entre arquivos e setores do disco rígido . A perda de dados é quando o sistema operacional não pode mais ler um ou mais arquivos do disco rígido.
O Sistema de Arquivos
Na sua forma mais simples, um sistema de arquivos é apenas uma mesa no disco rígido com uma coluna para o nome do arquivo e outra coluna para os números do setor usados pelo arquivo . Quando o sistema operacional cria um arquivo, o sistema de arquivos encontra uma linha vazia em cima da mesa, em seguida, escreve o nome do arquivo e os números do setor. Quando o sistema operacional lê um arquivo , o sistema de arquivos procura o nome do arquivo e , em seguida, lê os setores do disco.
Arquivos excluídos
Quando você esvaziar a lixeira , o sistema operacional informa ao sistema de arquivos para excluir cada arquivo no lixo. A maioria dos sistemas de arquivos na verdade não apagar a informação , eles simplesmente marcar a linha da tabela como disponíveis . Essa linha na tabela podem ser reutilizados pelo sistema de arquivos no futuro. Eventualmente , os sectores podem ser reutilizados no disco , mas que não são imediatamente reutilizado . Até que eles são reutilizados, o arquivo pode ser recuperado por ler as informações do sistema de arquivos diretamente e agindo como se a linha estivesse disponível . Salvar arquivos e desfragmentar o disco pode fazer arquivos apagados irrecuperáveis reutilizando linhas da tabela de arquivos e setores do disco rígido .
Arquivos corrompidos
Um arquivo está corrompido quando ele não pode ser lido para trás dentro um arquivo pode ser corrompido por um erro de software , uma falha setor ou por um sistema de arquivos corrompido. Embora porções podem ser recuperados , arquivos corrompidos , geralmente não pode ser recuperado completamente .
Sistema de arquivos corrompido
As informações do sistema de arquivos são armazenados no disco, de modo que pode ser corrompido como qualquer outro arquivo . A maioria dos sistemas de arquivos modernos , quer manter uma cópia das informações do sistema de arquivos ou manter um diário que pode ser jogado de volta para recriar a informação. Mesmo quando um sistema de arquivos não pode ser completamente restaurado, arquivos ainda podem ser recuperados através da leitura das informações do sistema de arquivos diretamente. Alguns arquivos geralmente são perdidos ao restaurar sistemas de arquivos corrompidos.
Dados Carving
Muitos tipos de arquivos contêm seqüências hexadecimais distintas ou assinaturas que os identificam . Arquivos JPEG , por exemplo, começam com a seqüência hexadecimal 0xFFD8FF . Lendo os setores do disco rígido diretamente e olhando para os setores disponíveis que começam com 0xFFD8FF poderá permitir -lhe recuperar um arquivo JPEG . No entanto, essa técnica, chamada de "escultura de dados", sofre de várias limitações. É extremamente demorado . Arquivos não- JPEG também pode começar com 0xFFD8FF . Você pode encontrar muitos arquivos que não estão JPEG. Setores são reutilizados e os arquivos podem ser fragmentados. Às vezes , apenas parte do arquivo é recuperado. Nem todos os tipos de arquivos podem ser reconhecidos por uma assinatura simples e tão nem todos os arquivos podem ser recuperados.