O efeito ELIZA é um fenômeno que há muito tem fascinado os cientistas da computação . Nomeado para um aplicativo chamado de " chatterbot ", o efeito ELIZA demonstra um traço peculiar da mente humana . Quando os participantes humanos interagiu com o chatterbot ELIZA , eles exibido comportamento que era bastante incomum e que confundiu os cientistas que executam o experimento. A definição
O efeito ELIZA é a tendência dos usuários de computador para atribuir características humanas para os computadores que eles usam . Esta tendência pode ser observada em grande parte da população e é completamente subconsciente . Ou seja , quando as pessoas apresentam o efeito ELIZA , eles não têm consciência de fazê-lo . Este efeito pode ocorrer mesmo quando as pessoas conscientemente refletir sobre o fato de que o computador não está realmente exibindo qualquer comportamento humano , como em tudo, e por esta razão ele é semelhante a um reflexo.
Computer "Comportamento "
Os computadores podem ser programados para produzir uma saída que imita uma reação humana genuína, embora seja importante você diferenciar este do comportamento real. Na verdade , os computadores não têm comportamentos no sentido de que os seres humanos fazem . Toda ação que um computador é capaz de tomar é pré-programado para ele. Mesmo se você ver um computador demonstrando empatia ou simpatia , tenha em mente que ele não é capaz de raciocínio. O efeito ELIZA é facilmente perceptível quando os computadores estão conectados a robôs que podem imitar a expressão facial humana. Esta é , no entanto, apenas a saída de um programa.
Efeitos sobre usuários humanos
O efeito ELIZA pode levar as pessoas a esquecer momentaneamente que eles estão interagindo com uma máquina . Isso pode ser observado quando as pessoas interagem com o software de computador conhecido como " bots bate-papo. " Bots chat tem em qualquer lugar a partir de dezenas de milhares de respostas pré-programadas para eles. Por exemplo , se você contar um acontecimento triste para um bot chat e bate-papo o bot responde com simpatia , você pode apreciar imediatamente reflexão e consideração aparente do computador. Você provavelmente vai demonstrar essa reação antes de ser consciente disso .
O exemplo mais famoso
O exemplo mais famoso do efeito ELIZA é o "Doutor Script ". Este roteiro foi escrito em 1966 por Joseph Weizenbaum . Ele escreveu o doutor Script para determinar se um computador poderia conversar de forma convincente com um participante humano, mas ficou surpreso com a facilidade com que o programa foi capaz de obter uma resposta. Se você tivesse que dizer algo para o computador que executa o script, ele provavelmente iria responder a você com uma pergunta. Por exemplo, se um participante disse ao programa que ela estava se sentindo triste, ele pode responder com : "Por que você acha que você está se sentindo triste? " Ele também iria responder de vez em quando com simpatia, tais como: " Sinto muito que você está se sentindo triste. " Este sentimento de carinho é o que cria o efeito ELIZA . O fato de que é artificial não faz diferença.