sistema de um computador básico de entrada e saída , ou BIOS , é firmware armazenado em um chip de memória flash na placa-mãe do computador. A BIOS é responsável por detectar e inicializar o hardware dentro do seu computador durante a inicialização e, em seguida, passa o controle para a unidade de inicialização designado para carregar o sistema operacional. Como atualizar o BIOS permite-lhe substituir o firmware armazenado no chip da BIOS , com firmware atualizado do fabricante da placa-mãe . Por que atualizar seu BIOS?
Como acontece com qualquer software , o firmware armazenado no BIOS podem conter erros, às vezes encontrados por usuários uma vez que a placa-mãe está à venda . Neste caso , o fabricante da placa-mãe lança uma atualização de firmware BIOS para corrigir os problemas. Se o seu computador está sofrendo de problemas de estabilidade e falhas de tela azul, uma atualização do BIOS pode resolver o problema. Os fabricantes também liberar atualizações de BIOS para adicionar novos recursos para suas placas-mãe , como a melhor economia de energia ou apoio a um novo modelo de CPU.
Encontrar BIOS Updates
Primeiro, encontrar a versão do BIOS atual usado pela sua placa-mãe , digitando " msinfo32 " na caixa de busca no menu Iniciar do Windows. Isso inicia a ferramenta de informações do sistema Microsoft , inclui com XP, Vista e Windows 7. A ferramenta exibe a versão do BIOS na página inicial " Resumo do sistema " , junto com o "Sistema de Fabricante ", que mostra o fornecedor da motherboard . Você pode, então, procurar on-line para o site do fornecedor , entrar na área de suporte técnico e procurar atualizações de firmware para o seu modelo de placa-mãe. Os vendedores costumam exibir atualizações com um número de versão , data de emissão , e uma lista das alterações feitas no firmware. Você não precisa instalar cada atualização, apenas o mais recente , que contém todas as atualizações anteriores.
Avisos
piscando o BIOS pode ser um procedimento arriscado , já que o BIOS é executado no nível mais baixo em seu computador. Se o procedimento de flash do BIOS não pode deixar o seu computador não conseguir inicializar , e isso o impede de executar o software para corrigir o problema . Algumas placas-mãe mais sofisticados têm soluções construídas em , como um chip de BIOS de backup, ou uma maneira de redefinir o BIOS , mas muitas placas-mãe permanentemente que não arranca. Há hardware especialista disponível para o BIOS em placas-mãe mortos , mas isso é caro e requer conhecimentos técnicos . Fabricantes de placa-mãe geralmente sugerem que você não atualizar sua BIOS a menos que seja para resolver um problema existente , ou instalar um recurso que você especificamente precisa.
Minimizar os riscos
Poder interrupção é a causa número um de BIOS piscar problemas, por isso você deve garantir que você não desligar o computador durante o processo de piscar. Se você estiver atualizando BIOS de um computador portátil, certifique-se o laptop está funcionando fora da fonte de alimentação externa , ao invés da bateria interna para minimizar o risco. Alguns software flash permite que você faça um backup da sua BIOS atual antes de atualizar para a versão mais recente . Se você tiver qualquer problema com a nova versão da BIOS , você pode , em seguida, o BIOS novamente com a versão anterior .
Piscando sua BIOS
Antes de piscar o BIOS , você deve ler o arquivo readme fornecedor fornecidos para garantir a atualização é aplicável para sua placa-mãe , e para obter instruções mostrando como instalar a atualização. O fabricante da placa-mãe irá fornecer software para executar o processo de flash , que você pode baixar em seu site. Máquinas mais antigas podem precisar de inicializar a partir de um disquete, CD ou unidade flash USB para realizar a atualização do BIOS, mas você pode atualizar placas-mãe mais recentes através de um software em execução no Microsoft Windows. O processo de flash é geralmente tão simples como o lançamento do software, e completa em poucos minutos . O computador será reiniciado no final do procedimento, permitindo que o novo BIOS para o lançamento.