Ok, você instalou o software antivírus/anti-malware. Ótimo primeiro passo! Mas você ainda não terminou. Aqui está o que você deve fazer 
 depois  Instalando o software Scan para proteger seu computador dos vírus mais recentes:  
 1. Atualize o software de varredura imediatamente:   * Este é o 
 mais crítico  etapa. O software recém -instalado geralmente possui um banco de dados desatualizado de definição de vírus. As definições são o que o software usa para identificar e vírus de quarentena. 
 * Procure uma opção "Atualização" ou "Verifique se há atualizações" na interface do software. Execute -o imediatamente. 
 * Verifique se as atualizações automáticas estão ativadas (geralmente esse é o padrão, mas verifique duas vezes).   
 2. Execute uma varredura completa do sistema:   * Depois de atualizar, execute uma 
 varredura completa  de todo o seu sistema. Isso verificará todos os arquivos e pastas para infecções existentes que poderiam estar presentes * antes * você instalou o software. 
 * Esteja preparado para que isso demore um tempo (uma hora ou mais, dependendo do tamanho do seu disco rígido e da velocidade do seu computador). Deixe -o correr ininterruptamente.   
 3. Configurar proteção em tempo real (se disponível):   * Os programas antivírus mais respeitáveis têm a digitalização "em tempo real" ou "acessar". Isso significa que eles monitoram constantemente seu sistema quanto a atividades suspeitas e digitalizam arquivos ao abrir ou baixá -los. 
 * Verifique se esse recurso está ativado e configurado corretamente. Você pode ter opções para ajustar o nível de sensibilidade (maior sensibilidade significa varredura mais agressiva, mas potencialmente mais falsas positivas).   
 4. Habilitar cronogramas de varredura automática:   * Programe as varreduras regulares (por exemplo, semanalmente ou quinzenalmente) para manter seu sistema limpo. A maioria dos programas permite que você defina o tempo e o dia para varreduras automáticas. Escolha um momento em que você não esteja usando ativamente o computador (por exemplo, durante a noite).   
 5. Mantenha seu sistema operacional e outro software atualizado:   * Os vírus geralmente exploram vulnerabilidades em sistemas operacionais (Windows, MacOS, Linux) e outros softwares (navegadores da Web, plugins como Adobe Flash, Java, etc.). 
 * Ativar atualizações automáticas para o seu sistema operacional. 
 * Atualize regularmente outros softwares também. Preste atenção às notificações de atualização e não as ignore.   
 6. Pratique hábitos de navegação segura:   * 
 Desconfie de e -mails suspeitos: Não clique nos links ou abra anexos de remetentes desconhecidos ou não confiáveis. Os e -mails de phishing são uma maneira comum de espalhar malware. 
 * 
 Baixar software apenas de fontes confiáveis: Atenha -se a sites oficiais ou sites de download respeitáveis. Evite baixar de sites obscuros ou redes ponto a ponto. 
 * 
 Tenha cuidado com a mídia removível (unidades USB, discos rígidos externos): Digitalize qualquer mídia removível antes de abrir arquivos dele. As unidades USB podem transportar facilmente vírus. 
 * 
 Use senhas fortes: Use senhas complexas e exclusivas para suas contas on -line. Considere usar um gerenciador de senhas. 
 * 
 seja cauteloso com anúncios pop-up e sites suspeitos: Evite clicar em qualquer coisa que pareça boa demais para ser verdadeira ou que parece não confiável. 
 * 
 Use um navegador respeitável com recursos de segurança internos: Os navegadores modernos têm recursos internos para protegê-lo de sites e downloads maliciosos.   
 7. Considere uma abordagem de várias camadas:   * Nenhuma ferramenta de segurança é 100% eficaz. Considere usar uma combinação de ferramentas de segurança:
 * 
 software anti-vírus: Proteção do núcleo contra vírus, vermes e troianos. 
 * 
 software anti-malware: Protege contra uma gama mais ampla de ameaças, incluindo spyware, adware e ransomware. (Às vezes, o software antivírus inclui esses recursos). 
 * 
 firewall: Controla o tráfego da rede e bloqueia o acesso não autorizado ao seu computador. Seu sistema operacional provavelmente tem um firewall embutido; Verifique se está ativado.   
 8. Revise os registros de varredura e arquivos de quarentena:   * Verifique periodicamente os logs do seu software antivírus/anti-malware para ver o que ele detectou e em quarentena. 
 * Se você não tiver certeza sobre um arquivo em quarentena, deixe -o lá. Excluir prematuramente poderia causar problemas. Geralmente, você pode enviar arquivos em quarentena ao fornecedor de segurança para análise, se estiver preocupado.   
 9. Eduque -se:   * Mantenha -se informado sobre as mais recentes ameaças de segurança e práticas recomendadas. Leia os blogs de segurança, siga especialistas em segurança respeitável nas mídias sociais e esteja ciente dos golpes comuns.   
 10. Teste sua segurança:   * Alguns sites de segurança respeitáveis oferecem arquivos "Test Virus" que você pode baixar para verificar se seu software antivírus está funcionando corretamente. Certifique -se de baixar apenas arquivos de teste de fontes confiáveis.   
 em resumo: A instalação do software antivírus é apenas a primeira etapa. Manter-o atualizado, executando varreduras, praticando hábitos on-line seguros e usando uma abordagem de várias camadas são essenciais para proteger seu computador dos mais recentes vírus e malware.