O que acontece quando você abre um vírus depende inteiramente do tipo de vírus e das defesas do seu sistema. Não há resposta única. No entanto, em geral, a abertura de um arquivo malicioso (que é o que geralmente acontece quando você "abre um vírus") pode levar a uma série de resultados, desde aborrecimentos relativamente menores até a falha completa do sistema e a perda de dados. Aqui estão algumas possibilidades:
O que você pode encontrar (ou o que o vírus pode *fazer *): *
Roubo de dados: O vírus pode roubar informações pessoais, como senhas, números de cartão de crédito, números de previdência social e outros dados confidenciais. Ele pode enviar esses dados para um servidor remoto controlado pelos invasores.
*
ransomware: O vírus pode criptografar seus arquivos, tornando -os inacessíveis, a menos que você pague um resgate.
*
Corrupção do sistema: O vírus pode danificar ou excluir arquivos, corromper o sistema operacional ou tornar seu computador inutilizável.
*
Instalação de software malicioso: O vírus pode instalar outros malware, como spyware, keyloggers ou botnets. Isso pode criar uma reação em cadeia de problemas.
* Criação de backdoor: Um backdoor pode ser criado, permitindo que o acesso remoto dos atacantes ao seu sistema, mesmo depois de remover o vírus inicial. Eles poderiam então usar seu computador para fins, como enviar spam ou participar de ataques distribuídos de negação de serviço.
*
desempenho lento: Os vírus podem consumir recursos do sistema, levando a desacelerações e falhas.
*
anúncios pop-up: Alguns vírus exibem anúncios pop-up irritantes constantemente.
*
Atividade de rede: Você pode notar atividades de rede incomuns, pois o vírus se comunica com seu servidor de comando e controle.
*
Roubo de identidade: As informações roubadas pelo vírus podem ser usadas para roubo de identidade.
*
Perda financeira: Isso pode ser um resultado direto de ransomware, ou indireto, por meio de roubo de identidade ou transações fraudulentas.
O que você pode * não * encontrar: Você não verá necessariamente um sinal visualmente óbvio de infecção. Muitos vírus são projetados para operar em segundo plano, executando silenciosamente seu código malicioso sem nenhuma indicação óbvia para o usuário.
em suma: Abrir um vírus é extremamente arriscado. A melhor maneira de evitar isso é praticar bons hábitos de segurança cibernética:
*
Use o software antivírus respeitável e mantenha -o atualizado. *
seja cauteloso sobre o download de arquivos de fontes não confiáveis. *
Não abra anexos de email de remetentes desconhecidos. *
Mantenha seu sistema operacional e software atualizado. *
Desconfie de links e sites suspeitos. Se você suspeitar que abriu um vírus, desconecte imediatamente a Internet (se possível) e execute uma verificação completa do sistema com seu software antivírus. Considere procurar ajuda profissional de um especialista em segurança cibernética se a infecção for grave.