O termo "vírus do computador" é usado porque atrai um paralelo aos vírus biológicos. Aqui está o porquê:
*
Auto-replicação: Os vírus biológicos e de computador podem se replicar e se espalhar para outros sistemas. Um vírus biológico usa uma célula hospedeira para criar mais cópias de si. Um vírus do computador usa código para se copiar e depois se espalha para outros arquivos ou programas no mesmo computador ou mesmo para outros computadores em uma rede.
*
efeitos prejudiciais: Os vírus biológicos e de computador podem causar danos. Os vírus biológicos podem deixá -lo doente. Os vírus do computador podem corromper arquivos, roubar dados, desacelerar o computador ou até torná -lo inutilizável.
*
Espalhamento furtivo: Os vírus biológicos e de computador podem se espalhar sem ser notado. Você pode não perceber que tem um vírus biológico até começar a se sentir doente e pode não perceber que tem um vírus de computador até que já esteja causando problemas.
O termo "vírus do computador" foi usado pela primeira vez no início dos anos 80 por Fred Cohen, um estudante de ciência da computação da Universidade do Sul da Califórnia. Ele escolheu o termo porque sentiu que era uma boa analogia para como esses programas se espalharam e causaram danos.
Embora a analogia seja útil, é importante lembrar que os vírus do computador são fundamentalmente diferentes dos vírus biológicos. Os vírus de computador são programas, enquanto os vírus biológicos são organismos vivos. No entanto, a analogia facilita a compreensão do conceito de vírus do computador e como ele pode se espalhar e causar danos.