Você não pode realmente "impedir" um vírus de cavalo de Trojan da mesma maneira que pode evitar um ataque físico. Os Trojans são projetados para induzi -lo a deixá -los entrar, de modo que sua melhor defesa está ciente dos riscos e tomando medidas para minimizar sua exposição. Aqui está como:  
 1. Esteja vigilante:   * 
 Não baixe de fontes não confiáveis: Evite baixar software ou arquivos de sites em que você não reconhece ou confia. Atenda as lojas de aplicativos oficiais e sites respeitáveis. 
 * 
 Desconfie de e -mails e anexos: Seja cauteloso ao clicar em links ou abrir anexos em e -mails, mesmo que pareçam ser de um remetente conhecido. Ataques de phishing são comuns. Passe o mouse sobre os links para ver o URL completo antes de clicar. 
 * 
 Não abra arquivos suspeitos: Se você receber um arquivo de um remetente desconhecido, não o abra, a menos que tenha certeza absoluta de que é seguro. 
 * 
 seja cético das ofertas gratuitas: Cuidado com ofertas que parecem boas demais para ser verdade, especialmente se elas envolverem o download do software.   
 2. Use fortes medidas de segurança:   * 
 Instale o software antivírus: Um bom programa de antivírus digitalizará seu computador em busca de ameaças e geralmente pode detectar e remover os troianos. Mantenha seu software antivírus atualizado! 
 * 
 Use um firewall: Um firewall atua como uma barreira entre o seu computador e o mundo exterior, bloqueando o acesso não autorizado. 
 * 
 Mantenha seu software atualizado: As atualizações de software geralmente incluem patches de segurança que corrigem vulnerabilidades que os Trojans podem explorar. 
 * 
 Cuidado com Wi-Fi Public: As redes Wi-Fi públicas são notoriamente inseguras. Evite acessar informações confidenciais ou baixar arquivos enquanto estiver conectado a uma rede pública. 
 * 
 Use senhas fortes: Use senhas fortes e exclusivas para todas as suas contas on -line. Evite usar a mesma senha para várias contas.   
 3. Pratique a navegação segura:   * 
 Evite clicar em anúncios: Seja cauteloso ao clicar em anúncios, especialmente naqueles que prometem downloads gratuitos, atualizações de software ou outras sedutores. 
 * 
 Cuidado com pop-ups: As janelas pop-up geralmente podem ser usadas para induzi-lo a instalar malware. Se uma janela pop-up aparecer inesperadamente, feche-a imediatamente. 
 * 
 Use uma extensão do navegador: Considere o uso de uma extensão do navegador que bloqueia pop-ups e outros conteúdos indesejados.   
 4. Esteja ciente dos sinais de infecção:   * 
 Desempenho lento do computador: Um Trojan pode desacelerar o computador usando seus recursos. 
 * 
 Programas incomuns em execução: Você pode ver programas desconhecidos em execução em seu gerente de tarefas ou bandeja do sistema. 
 * 
 erros inesperados: Você pode ver mensagens de erro que você não reconhece. 
 * 
 Atividade suspeita: Você pode notar alterações no comportamento do seu computador, como arquivos excluídos ou movidos sem o seu conhecimento. 
 * 
 problemas de conexão com a Internet: Um Trojan pode interferir na sua conexão com a Internet.   
 5. Eduque -se:   * 
 Fique informado: Mantenha-se atualizado sobre as mais recentes ameaças à segurança. 
 * 
 Leia as críticas: Antes de baixar qualquer software, leia as críticas de outros usuários para ver se eles relataram algum problema de segurança.   
 Nota importante: Nenhuma medidas de segurança é infalível. Mesmo se você seguir todas as dicas acima, ainda há uma chance de você ser infectado com um trojão. Se você suspeitar que foi infectado, é importante tomar medidas imediatas.   
 se você acha que foi infectado:   * 
 desconecte da internet: Isso ajudará a impedir que o Trojan se espalhe para outros computadores ou acesse seus dados pessoais. 
 * 
 Execute uma varredura completa do sistema: Use seu software antivírus para executar uma varredura completa do sistema. 
 * 
 Remova o Trojan: Se o seu software antivírus detectar um Trojan, siga suas instruções para removê -lo. 
 * 
 Altere suas senhas: Se você suspeitar que suas senhas foram comprometidas, altere -as imediatamente. 
 * 
 Entre em contato com um profissional: Se você não conseguir remover o Trojan por conta própria, entre em contato com um especialista em segurança de computadores para obter assistência.