Os vírus do computador se espalharam por vários métodos, explorando vulnerabilidades em sistemas e comportamento do usuário. Aqui estão algumas maneiras comuns:
1. Anexos de email: -
arquivos infectados: Os vírus podem ser ocultos em arquivos aparentemente inofensivos, como documentos, imagens ou executáveis anexados a e -mails. A abertura desses acessórios pode desencadear a infecção.
- Links maliciosos: Os e -mails que contêm links maliciosos que redirecionam para sites infectados também podem levar a infecções por vírus.
2. Downloads de fontes não confiáveis: - Software rachado: O download do software pirateado ou rachado de fontes não confiáveis geralmente vem com malware.
-
arquivos infectados: O download de arquivos de sites suspeitos ou plataformas de compartilhamento de arquivos pode expor seu sistema a vírus.
3. Mídia removível: -
unidades USB: As unidades USB infectadas podem transportar vírus que se espalham para o seu computador quando conectados.
-
CD/DVDS: Da mesma forma, os discos infectados podem transferir vírus quando usados no seu sistema.
4. Compartilhamento de rede: -
Redes de compartilhamento de arquivos: Os vírus podem se espalhar por pastas ou arquivos compartilhados em redes locais.
-
compartilhamento de arquivos ponto a ponto: O download de arquivos de fontes não confiáveis em redes ponto a ponto pode levar a infecções.
5. Engenharia Social: -
e -mails de phishing: Esses e -mails levam os usuários a clicar em links maliciosos ou fornecer informações confidenciais.
-
Pretexting: Os invasores podem usar táticas de engenharia social para obter acesso ao seu sistema ou credenciais.
6. Downloads drive-by: -
Explorando vulnerabilidades do navegador: Os sites podem ser comprometidos para baixar automaticamente malware em seu computador sem o seu conhecimento.
7. Mídia social: - Links infectados: Os vírus podem se espalhar por links maliciosos compartilhados em plataformas de mídia social.
-
Aplicativos falsos: O download de aplicativos infectados de fontes não oficiais pode levar a infecções por vírus.
8. Explorando vulnerabilidades de software: -
Software não patched: O software desatualizado com vulnerabilidades conhecidas pode ser facilmente explorado por vírus.
9. Dispositivos móveis: -
Aplicativos infectados: Download de aplicativos infectados de lojas de aplicativos não oficiais ou aqueles com reputação questionável pode introduzir malware.
-
Mensagens SMS maliciosas: As mensagens de texto contendo links ou anexos maliciosos podem espalhar vírus em dispositivos móveis.
10. Bots: -
botnets: Essas redes de computadores infectados podem ser usados para espalhar malware para outros sistemas.
Proteger -se: - Mantenha seu software atualizado.
- Evite baixar arquivos de fontes não confiáveis.
- Use senhas fortes e autenticação de dois fatores.
- Seja cauteloso sobre a abertura de anexos de e -mail e o clique de links.
- Instale o software antivírus respeitável.
- faça backup regularmente de seus dados.