Existem muitos tipos de vírus que podem danificar um PC, incluindo:
*
Vírus do setor de inicialização: Esses vírus infectam o registro mestre de inicialização (MBR) de um disco rígido, responsável por carregar o sistema operacional. Quando um computador é infectado por um vírus do setor de inicialização, ele pode não conseguir inicializar ou pode enfrentar outros problemas.
*
Vírus infectantes de arquivos: Esses vírus se ligam a arquivos executáveis e se espalham quando esses arquivos são executados. Os vírus infectadores de arquivos podem causar vários problemas, incluindo arquivos corrompidos, falhas no sistema e perda de dados.
*
Vírus de macro: Esses vírus infectam documentos criados com o Microsoft Office e outros aplicativos de produtividade. Quando um documento infectado é aberto, o vírus pode executar códigos maliciosos que podem danificar o computador ou roubar informações confidenciais.
*
Ransomware: Este tipo de vírus criptografa arquivos em um computador e exige o pagamento de um resgate em troca de descriptografá-los. Se o resgate não for pago, os arquivos podem ser perdidos ou danificados permanentemente.
*
Cavalos de Tróia: Esses vírus se disfarçam como software legítimo para induzir os usuários a instalá-los. Uma vez instalados, os cavalos de Tróia podem fornecer aos invasores acesso remoto a um computador, permitindo-lhes roubar informações confidenciais, instalar malware adicional ou lançar outros ataques.