Os carros modernos possuem sistemas que podem monitorizar vários aspectos do funcionamento do motor, mas o objectivo principal é monitorizar e manter as condições do motor em termos de eficiência e emissões, e não especificamente registar casos de abuso do motor.
Esses sistemas armazenam informações sobre parâmetros do motor, como velocidade, temperatura, injeção de combustível e muito mais. Eles são projetados principalmente para otimizar o desempenho do motor, detectar qualquer mau funcionamento ou necessidade de manutenção e cumprir os regulamentos de emissões. Esses sistemas não coletam nem armazenam dados explicitamente para registrar casos de abuso do motor.
No entanto, alguns carros mais recentes vêm equipados com sistemas de monitorização mais sofisticados que podem potencialmente registar casos de abuso do motor, tais como rotações excessivas, sobre-rotações ou sobreaquecimento. Esses sistemas podem gerar códigos de problemas de diagnóstico (DTCs) ou armazenar determinados dados que podem indicar tais situações, mas normalmente com a finalidade de solucionar problemas e prevenir danos graves ao motor.