Ambos os vermes e vírus são malware. O termo malware , decorrentes das palavras " mal-intencionados " e " software", refere-se a programas que foram projetados especificamente , com intenção maliciosa , para infectar sistema de computador de um usuário. Malware pode executar uma série de ações prejudiciais , de roubar dados confidenciais para cair completamente no computador infectado. O que distingue os diferentes tipos de malware e determina a sua classificação é a forma como ele se espalha e se é ou não cria uma cópia , ou reproduz , em si. Backdoor
Um backdoor é um utilitário de administração remota que ultrapassa as medidas normais de segurança para controlar o sub-repticiamente um programa, computador ou rede. Pode ser um utilitário válido para administradores autorizados a utilizar por razões legítimas. No caso de malware, no entanto, o backdoor é uma vulnerabilidade que permite que atacantes deliberada acesso ao sistema infectado, dando-lhes a capacidade de forçar o sistema para executar comandos. Estes podem ser menores, mas brincadeiras irritantes como alterar as configurações de data /hora ou abrir e fechar a bandeja do CD -ROM. O que mais preocupa , porém, é quando a intenção do atacante é para acessar o sistema do computador infectado para causar danos ou obter informações confidenciais, como senhas e números de cartão de crédito.
Vírus Backdoor
Para ser considerado um vírus , malware deve atender a dois critérios: ele deve executar-se e deve- se replicar . Um cavalo de Tróia , por exemplo, pode causar danos ao seu sistema de computador ou dados apenas como um vírus pode, mas não um cavalo de Tróia não se replicar e não é, portanto, um vírus. A empresa de antivírus e software de segurança informática F -Secure aponta que um vírus pode ser comparado a um parasita. Como um parasita , um vírus se liga a um hospedeiro que então se espalha o vírus. Um vírus de macro , por exemplo, ambos os infecta e é distribuído em documentos do Microsoft Word . Se o vírus também instala um backdoor , que poderia ser chamado de um vírus backdoor .
Worm
Por outro lado, um verme não se comporta como um parasita porque não requer um arquivo host. Como um vírus, ele se replica , mas ele envia cópias de si mesmo a partir de um sistema infectado para outros sistemas ou dispositivos em uma rede . Ao contrário de um vírus, que normalmente corrompe e modifica os arquivos no seu computador para causar danos , um verme , muitas vezes localiza seu dano à rede , causando aumento da largura de banda e serviços de desregulação . Este é característica definidora do worm - a preocupação de enviar cópias de si mesmo em uma rede. No entanto, como um bônus adicional , o worm pode ter uma carga útil ( ou seja, uma ação maliciosa , programa ou código entregue a um sistema) . A carga comum para um worm é instalar um backdoor . É concebível , portanto, é possível ter um "vírus backdoor " e um " worm " no mesmo computador , a única diferença é como eles estão espalhados .
Proteção
Enquanto um vírus e um worm se espalhar suas infecções por diferentes meios , os passos que você deve tomar para proteger seu computador contra eles são os mesmos. Certifique-se de usar um firewall - um dispositivo de hardware ou aplicativo que coloca uma barreira protetora entre o seu computador ea Internet. Ele age para regular o acesso ao seu sistema de computador ou rede, e você nunca deve desligá-lo. Você também deve instalar um programa anti -malware respeitável de um fornecedor de confiança, mantê-lo atualizado , e executá-lo regularmente. Sempre instale patches e atualizações fornecidas pelo seu sistema operacional e fornecedores de aplicativos e desinstalar os programas que você não usa mais. Tenha cuidado ao abrir anexos ou clicar em links em e-mails , mensagens instantâneas ou posts em redes sociais. Como a empresa de software de segurança Symantec recomenda , a prática de "computação segura " e recomendar o mesmo para todos que você conhece .