Encontrando a inclinação de uma linha usando a função SLOPE: 1. Abra seu documento do Planilhas Google e insira seus dados. Certifique-se de ter pelo menos duas colunas de dados, uma para valores x e outra para valores y.
2. Em uma célula vazia, digite "=SLOPE()".
3. Selecione o intervalo de células que contém seus valores x. Por exemplo, se seus valores x estiverem nas células A2 a A10, selecione todo o intervalo.
4. Digite uma vírgula "," e selecione o intervalo de células que contém seus valores y. Por exemplo, se os valores de y estiverem nas células B2 a B10, selecione todo o intervalo.
5. Feche os parênteses ")" e pressione a tecla "Enter".
6. O resultado será a inclinação da linha representada pelos valores x e y selecionados.
Exemplo :
Digamos que seus dados estejam nas células A2:B10. Em uma célula vazia, insira a fórmula:
```
=INCLINAÇÃO(A2:A10, B2:B10)
```
Ao pressionar “Enter”, a inclinação da linha aparecerá na célula.
Usando a função PROJ.LIN :
A função PROJ.LIN é outra opção para calcular a inclinação de uma linha no Planilhas Google. Ele fornece informações adicionais como interceptação, valor R ao quadrado e erros padrão.
1. Em uma célula vazia, digite "=PROJ.LIN(".
2. Selecione o intervalo de células que contém seus valores x, mas não inclua o cabeçalho da coluna. Por exemplo, se seus valores x estiverem nas células A2 a A10, selecione as células A2:A10.
3. Digite uma vírgula "," e selecione o intervalo de células que contém seus valores y, excluindo o cabeçalho da coluna. Por exemplo, se seus valores y estiverem nas células B2 a B10, selecione as células B2:B10.
4. Digite uma vírgula "," e digite "TRUE". Este argumento especifica que você deseja que a função PROJ.LIN retorne uma matriz de valores.
5. Feche os parênteses ")" e pressione a tecla "Enter".
6. A função retornará uma matriz de quatro valores:a inclinação (na primeira linha, segunda coluna), a interceptação (na primeira linha, primeira coluna), o valor R ao quadrado (na segunda linha, primeira coluna) , e o erro padrão da inclinação (na segunda linha, segunda coluna).
Neste exemplo, a fórmula seria:
```
=PROJ.LIN(A2:A10, B2:B10, VERDADEIRO)
```
A inclinação da linha será o valor na célula B2.