A inserção de listas suspensas no Planilhas Google permite criar uma lista controlada de opções para entrada de dados. Veja como inserir listas suspensas no Planilhas Google:
Etapa 1:abra a Planilha Google Abra a Planilha Google na qual deseja inserir a lista suspensa.
Etapa 2:selecione o intervalo de células Selecione o intervalo de células onde deseja que a lista suspensa apareça. Por exemplo, se desejar a lista nas células B2 a B10, selecione esse intervalo.
Etapa 3:Acesse a ferramenta de validação de dados Clique no menu “Dados” na parte superior da tela. Na seção "Ferramentas de dados", selecione "Validação de dados".
Etapa 4:configurar critérios de validação de dados - Na caixa de diálogo "Validação de dados" que aparece, selecione "Listar de um intervalo" na guia "Critérios".
- No campo "Intervalo", especifique o intervalo de células que contém os itens da lista suspensa. Por exemplo, se os itens da sua lista estiverem nas células C1 a C10, insira o intervalo “C1:C10” sem as aspas.
- Marque a caixa "Mostrar lista suspensa na célula" se desejar que a seta suspensa apareça na célula selecionada.
Etapa 5:definir a mensagem de entrada (opcional) Na guia "Mensagem de entrada", você pode adicionar uma mensagem personalizada para aparecer quando os usuários selecionarem a célula na lista suspensa.
Etapa 6:definir a mensagem de validação (opcional) Na guia "Mensagem de validação", você pode adicionar uma mensagem de erro personalizada que aparece se os usuários inserirem um valor inválido.
Etapa 7:Aplicar a validação de dados Clique em “Salvar” para aplicar as regras de validação de dados.
Etapa 8:teste a lista suspensa Selecione uma das células no intervalo especificado e você verá a seta suspensa. Clique na seta para visualizar e selecionar na lista de opções.
Lembre-se de que se os itens da lista suspensa estiverem em uma planilha ou arquivo diferente, você precisará garantir que esses itens estejam acessíveis para evitar erros.