Visual Basic não é amplamente conhecido como uma plataforma de desenvolvimento para os jogos. Mas, a simplicidade de sua linguagem principal , BASIC, torna-o adequado para vários tipos de jogos, incluindo jogos de adivinhação tradicionais. O que você aprendeu com a codificação de um tal jogo vai ajudar você a programar jogos mais complexos . Jogo Multiplicação
Conhecendo a natureza eo fluxo do jogo bruto é essencial antes da codificação nada. Se você está faltando estes , considere um jogo de matemática simples. O programa faz uma pergunta como "o que é 15 vezes quatro? " O jogador submete sua resposta , qual o programa verifica se há exatidão matemática.
O formulário de entrada /saída
projetar a forma de entrada do usuário, usando a especificação jogo acabado de dar . O formulário terá de saída de mensagens de texto deste tipo : "O que é três vezes cinco " A questão de matemática , como A resposta mostra a resposta do jogador como " correto " ou " incorreto "; preferência , uma contagem de pontuação do jogador , ou seja , " Vitórias : 3; Derrotas: 1; Pct Vitórias: . . 75.00 por cento "
controles etiqueta separada pode ser usado para essas mensagens. O programa precisa de controles de entrada , também. Use uma caixa de texto em que o jogador entra em sua resposta e um botão para enviar a resposta.
Código para começar o jogo
O código para iniciar a jogo pode ser chamado de sub-rotina de carregamento do formulário , que é executado quando o formulário de importação é trazido para a memória na inicialização do programa .
Código de exemplo
Código de escolher dois números ao acaso é necessária . A partir da sub-rotina Form1_Load , você pode chamar uma função que pega esses números e multiplica -los para obter a resposta correta para comparar com a resposta do jogador . Seu código pode ficar assim:
Private Sub Form1_Load ( ... *) Randomize ()
ShowMathQuestion () End Sub
Public Sub ShowMathQuestion ()
Dim busca Como StringDim x , y As Integer
x = Int ( Rnd () * 20) + 1a = Int ( Rnd () * 20) + 1
busca = x e "tempos" e ycorrectAnswer = x * y
Label1.Text = quest ' exibir a questão
End Sub
----------- ------------------------------------------------- * os argumentos da função são omitidos para maior clareza. Visual Basic preenche estes em , você não precisa digitá-los
Você vai precisar de código para verificar a resposta do jogador quando ela entra ela na caixa de texto TextBox1 e aperta o botão Button1
. . Private Sub Button1_Click ( ... ) 'check resposta do usuário
CheckUsersAnswer ()
End Sub
Public Sub CheckUsersAnswer () Dim a As IntegerDim s Como StringDim pctWin Como único
a = Int ( TextBox1.Text ) Se (a < > correctAnswer ) ThenLabel2.Text = " incorreto" nIncorrect + = 1bLastAnswerWasCorrect = False
ElseLabel2.Text = "correta" bLastAnswerWasCorrect = TruenCorrect + = 1
End If
relatório ' scorepctWin = ( nCorrect /( nCorrect + nIncorrect )) * 100s = " Vitórias :" & nCorrect & " Derrotas: . " & nIncorrect & " . . Pct Vitória: " & FormatNumber ( pctWin , 2) & " % "
Label3.Text = s
ShowMathQuestion ()
End Sub
Looping o jogo
Observe que a sub-rotina CheckUsersAnswer reinicia o jogo com uma chamada para ShowMathQuestion . Isso efetivamente reinicia o jogo, que o jogador pode terminar a qualquer momento , fechando Form1.