Visual Basic pode ser usado para criar animações básicas usando alguns dos gráficos integrados e componentes do timer. Este tutorial vai lhe dar um guia para a criação de uma animação simples, onde a bola vai saltar contra as bordas da forma . Instruções
1
Crie um novo projeto , clicando em " Arquivo", " New Project ".
2
Criar um componente oval na forma arrastando o oval da caixa de ferramentas na forma . Arraste os cantos , de tal forma a torná-la razoavelmente circular.
3
Criar um componente de timer no formulário arrastando-o na caixa de ferramentas . Este componente não será visível em tempo de execução , mas vai fornecer um serviço que " carrapatos " a cada determinado período de tempo . Estes carrapatos podem estar associados a uma função para executar tarefas comuns, como a atualização de um quadro de animação.
4
Declarar e inicializar duas variáveis de velocidade clicando com o botão direito no formulário e selecionar View Code. Declare essas variáveis dentro da classe forma, mas fora de qualquer função você já pode ter lá. Cole o seguinte código para fazer isso :
Pública speed_x = 5Public speed_y = 5
Os valores da velocidade em cada direção pode ser ajustada para qualquer coisa que você gosta e combinados de várias formas para alcançar diferentes a partir de ângulos e velocidades . Velocidades positivas ao longo do eixo - X resultará em movimento para a direita da forma , enquanto velocidades negativas ao longo do eixo -X resultar em movimentos para a esquerda da forma . Velocidades positivas ao longo do eixo Y irá resultar em movimento em direção ao fundo e velocidades negativas em direção ao topo .
5
Volte para o criador do formulário e clique duas vezes no formulário para criar um evento de carregamento de formulário. Código dentro desta função será executada sempre que o programa é criado em primeiro lugar, por isso é um bom lugar para executar a inicialização para a animação bola quicando . Digite o seguinte código:
Timer1.Interval = 100Timer1.Start ()
Isso pressupõe que você deixou seu timer com o nome padrão de Timer1 . Caso contrário, use o nome que lhe deram . O parâmetro é o intervalo de número de milissegundos que passam entre cada quadro . Cem milissegundos é realmente o valor padrão , mas você pode alterá-lo para atender às suas necessidades.
6
Volte para o designer de formulário clicando na aba "Form Designer " e clique duas vezes no objeto timer para criar um evento de " tick" . Digite o seguinte código nele :
Se OvalShape1.Left () < 0 Then speed_x = speed_x * - 1Se OvalShape1.Right () > Me.Width Então speed_x = speed_x * - 1Se OvalShape1.Top ( ) < 0 Then speed_y = speed_y * - 1Se OvalShape1.Bottom () > Me.Height Então speed_y = speed_y * -1
OvalShape1.Location = Novo System.Drawing.Point ( OvalShape1.Left () + speed_x , OvalShape1.Top () + speed_y )