Um script Python podem ser passados parâmetros quando iniciado a partir da linha de comando. Os parâmetros podem ser usados para especificar determinados arquivos que o script pode usar para entrada e saída de dados. Você pode usar a biblioteca padrão do Python para acessar os parâmetros de um script Python . Os parâmetros são armazenados numa estrutura de dados chamado argv . O primeiro parâmetro é o caminho completo do próprio script. A biblioteca padrão do Python tem uma função que pode remover o caminho e deixá-lo com apenas o nome do script. Coisas que você precisa
computador com linguagem de programação Python 3.2 instalado (consulte Recursos )
Show Mais instruções
1
Abra o editor de texto IDLE que vem com o download Python. O editor de texto IDLE é encontrado em Arquivos de Programas ( ou pedidos de Macintosh ) no diretório Python. Um arquivo de código fonte em branco é aberto na janela do editor de texto IDLE .
2
Importe os módulos da biblioteca padrão "sys ", " FileInput ", e "os" , escrevendo as três instruções a seguir na parte superior do o arquivo de código fonte:
import sys
importação
FileInput
import os
3
Crie uma variável que conterá o argv [ 0 ] parâmetro . Você pode remover o caminho a partir do parâmetro usando a função os.path.basename , assim:
pathName = os.path.basename ( sys.argv [0])
4
Imprima o sys.argv [0] parâmetro em sua forma original , para que você possa compará-la com a saída depois de ter removido o caminho . Você pode escrever algo assim para imprimir o parâmetro :
print ( sys.argv [0])
5
Imprima a variável que contém o sys.argv [0] parâmetro com o caminho removido, assim:
print ( pathName )
6
Execute o programa pressionando " F5 ". O programa vai primeira saída a sys.argv [0] parâmetro , que é o caminho completo do script, mais o nome do script. Em seguida, ele irá imprimir o nome do script sem o caminho . A saída será algo parecido com isto:
C: \\ Python \\ Projects \\ scriptname.py
scriptname.py