O banco de dados MySQL permite que você combinar mais de um computador em um cluster que age como um único banco de dados MySQL . Há outros que uma grande quantidade de RAM requisitos mínimos de hardware ou software específicos e MySQL 5.0 ou superior. Claro, múltiplas e mais rápidos processadores irá melhorar o desempenho , se estiverem disponíveis . Os dados em tempo real para o cluster será armazenado completamente na memória em uma arquitetura sem compartilhamento . O cluster MySQL deve ser executado em sua própria sub-rede , pois a comunicação entre os nós não é criptografada , e assim o cluster pode ter uso exclusivo da banda. Os princípios
O cluster MySQL é configurado de forma independente do servidor MySQL e é projetado com nenhum ponto único de falha . Cada componente deve ter sua própria memória e espaço em disco e armazenamento compartilhado não é nem recomendado ou suportado . Cada computador do cluster terá um ou mais processos em execução nele. Estes processos (chamados de nós ) incluem um servidor MySQL, um nó de dados, um servidor de gerenciamento e programas de acesso de dados especializadas. Configuração envolve a configuração de cada nó individual e criação de links de comunicação individuais. Todos os dados para o cluster como um todo está localizado em um arquivo de configuração do gerida pelo nó de gerenciamento.
Cada computador que executa um nó SQL deve ter um binário MySQL instalado. Nós de gerenciamento de dados e não necessitam de um binário MySQL, mas exigem o daemon do servidor de gestão ( ndb_mgmd ) para o nó de gerenciamento ou o daemon do nó de dados ( ndbd ) para os nós de dados. Recomenda-se instalar o cliente de gestão ( ndb_mgm ) no host do servidor de gerenciamento .
O Cluster usa o mecanismo de armazenamento NDBCLUSTER . NDBCLUSTER é um , de alta disponibilidade, mecanismo de armazenamento em memória de dados persistente que pode ser configurado com uma gama de opções de failover e balanceamento de carga . Quando os dados são armazenados no mecanismo de armazenamento NDBCLUSTER , as tabelas são armazenados nos nós de dados . As tabelas são, então, acessível a partir de todos os outros servidores MySQL no cluster. Os dados armazenados desta forma pode ser espelhado eo cluster pode lidar com falhas de nós individuais com apenas um pequeno número de transações afetadas , devido à perda do estado transação.
Criando um Cluster
baixe os binários para o servidor MySQL , o Cluster NDB - mecanismo de armazenamento , NDB Cluster - gerenciamento do motor de armazenamento , NDB Cluster - ferramentas básicas do mecanismo de armazenamento , NDB Cluster - mecanismo de armazenamento ferramentas extras . Todo o software de cluster deve ter o mesmo número de versão .
Cada nó de dados ou nó SQL precisa de um arquivo " my.cnf " , que fornece uma " connectstring " que diz ao servidor onde encontrar o nó de gerenciamento e um linha dizendo ao servidor MySQL para ativar o mecanismo de armazenamento NDBCLUSTER . O nó de gerenciamento precisa de um arquivo " config.ini " dizendo-lhe quantas réplicas de manter, quanta memória alocar para dados e índices em cada nó de dados, onde encontrar os nós de dados , onde guardar os dados sobre os discos em cada nó de dados e onde encontrar os nós de SQL.
Cada processo nó do cluster deve ser iniciado separadamente na máquina onde ele reside. O nó de gerenciamento deve ser iniciado primeiro, depois nós de dados são iniciados , o último passo é iniciar os nós SQL
Para iniciar o tipo de nó de gerenciamento de comandos: .
Ndb_mgmd -f /var /lib /mysql- cluster /config.ini
Inicie os nós de dados com o comando " ndbd " e use o script de inicialização fornecido com o binário MySQL para iniciar os nós de SQL.
Teste o configuração , digitando o comando " ndb_mgm ". Uma vez que todos os nós são iniciados , você pode trabalhar com os bancos de dados e objetos no cluster MySQL .