Java é uma linguagem de programação orientada a objetos. Uma característica princípio da programação orientada a objetos é o encapsulamento. Encapsular um membro de dados esconde atrás de uma interface. Dados permanece escondido de todos os objetos que tentam interagir com ele. A interface de encapsulamento determina exatamente como os objetos podem afetar os dados ocultos . Uma boa maneira de praticar a programação orientada a objetos Java é escrever um programa rápido que esconde um membro de dados e também fornece uma interface pública que permite o acesso aos dados. Coisas que você precisa
Desenvolvimento Java Software Development Kit com NetBeans Integrated Development Environment ( IDE) Bundle ( veja Recursos para link)
Mostrar Mais instruções
1
Carregar o NetBeans IDE clicando em seu ícone do programa. Quando o programa é carregado , vá até " Novo /New Project " e selecione "Aplicativo Java" na lista do lado direito da tela . Um novo arquivo de código fonte é exibido no editor de texto NetBeans. O arquivo de código fonte contém uma nova declaração de classe e uma função principal vazio. Deve ser algo como isto:
público classe className
{public static int main ( String [] args ) {}}
2
Criar um escondido, ou , membro de dados privados dentro das chaves da declaração de classe, mas acima da principal declaração de método . O membro de dados privados serão inacessíveis , exceto por getter especial e métodos setter . Para todos os outros objetos , o membro de dados será invisível . Isto é possível devido à utilização do termo " privado " na declaração do membro de dados . Escreva o seguinte, entre as chaves do método principal :
private int x = 4 ;
3
Crie uma função setter chamado " setX ", que irá alterar o valor da variável x . A variável x não pode ser alterado de qualquer outra forma devido ao seu atributo particular . Ele é efetivamente invisível para outros objetos. A função setter simplesmente define um valor a variável x. Escreva o seguinte abaixo a declaração escrita na etapa anterior :
public void setX (int y)
{ x = y ;}
4
Crie um getter funções com o nome " getX ", que pega o valor atual de x . Esta é a única maneira de descobrir qual é o valor de x é , uma vez que é privado e acessível apenas a partir desta classe. Escreva o seguinte getter abaixo do setter escrito na etapa anterior :
public int getX () {return
x ;}
5
Criar uma nova instância de esta classe usando o método principal. Isso permite que você acesse os getters e setters. Para criar uma nova instância da classe , escreva a seguinte declaração dentro das chaves do método principal :
className cN = new className ();
6
Defina o valor de variável x utilizando a função setter " setX ". Esta é a única maneira de acessar esse campo privado, uma vez que é efetivamente invisível . Escreva a seguinte declaração abaixo da instrução anterior, ainda dentro das chaves do método principal :
cN.setX (8);
7
Obter o valor da variável x usando o função getter " getX ". Esta função pode ser usada em conjunto com uma função de impressão para gerar o valor de saída da consola . Para imprimir o valor de x para o console, escreva a seguinte declaração abaixo do escrito na etapa anterior :
System.out.println ( cN.getX ());
8
Execute o programa pressionando F6. O programa esconde variável x de tudo, mas a sua própria classe , que tem um getter e um método setter. Ao invocar esses métodos, você pode definir e obter valores para x sem nunca ver x si . O programa imprime o valor " 8 ", uma vez que era o que x foi alterado para pelo método setter.