Groovy é uma linguagem de programação desenvolvida pela Guillaume Laforge e projetado com a cooperação do Java Community Process . É sintaticamente semelhante à linguagem de programação Java , mas compartilha características com Perl, Ruby, Python e linguagens de programação Smalltalk . Groovy pode ser usado como uma linguagem de script que usa o Java Virtual Machine ( JVM) . A JVM é um interpretador que roda Java bytecode . Bytecode é o código Java que foi compilado em forma legível por máquina . Tipos de Dados
Os tipos de dados são uma forma de classificação de unidades individuais de dados . Eles descrevem o tamanho dos dados em termos do número de bits digitais que ele ocupa no armazenamento. Os tipos de dados também descrevem os tipos de operações que podem ser realizadas sobre os dados. As linguagens de programação normalmente têm um conjunto de pré-definidos " tipos de dados básicos . " A maioria das linguagens de programação também permitem que o usuário crie seus próprios tipos de dados com base nos tipos de dados básicos . Tipos
Básico Java Dados
Os tipos de dados básicos em Groovy são o mesmo que em Java . Eles são cordas, bytes , shorts, ints , longs , floats , doubles , booleanos e caracteres . Strings são seqüências de texto . Há também uma versão especial Groovy do tipo de dados Cadeia Java chamado Gstring . Bytes são inteiros de 8 bits , que podem ter qualquer valor entre 127 e -128 . Shorts são inteiros de 16 bits , que podem ter qualquer valor entre 32 767 e -32 768. Ints são inteiros de 32 bits , que podem ter qualquer valor entre 2 147 483 647 e -2 147 483 648. Longs são inteiros de 64 bits , que podem ter qualquer valor entre 9 223 372 036 854 775 807 e -9 223 372 036 854 775 808 . Flutua e duplas são tipos de dados que podem armazenar grandes números decimais , a sua capacidade de memória é de 32 bits e 64 bits , respectivamente. Booleanos ter dois valores : verdadeiro ou falso . Booleanos são usados em estruturas de controle em Java e Groovy. Chars são caracteres Unicode de 16 bits.
Listas
Existem dois principais tipos built-in de dados disponíveis no Groovy , mas não disponível em Java. São listas e mapas. As listas são usadas para armazenar coleções de dados em ordem. Por exemplo, um tipo de dados lista chamada " mainList " pode ser declarada em Groovy da seguinte forma : Lista mainList = [ 1, 5, 65 , 100] . Os valores dentro de listas pode ser acedida por referência para o índice do elemento , em que os elementos são indexados a partir de 0 . Por exemplo, a fim de imprimir o primeiro elemento da " mainList " em Groovy você escreveria : mainList println [0]. Esta declaração iria imprimir "1".
Mapas
Mapas são semelhantes às listas. Ao contrário das listas os dados em um mapa não é ordenado. Cada elemento de um mapa consiste de um par de dados . Um membro do par de este actua como um rótulo para o outro . Um mapa dos resultados dos exames de uma turma de alunos pode ser declarada da seguinte forma: examResults = [" Danny " : 64, "Alice" : "A" , "Bob" : 78,5 " Cora " : 84] . Note-se que os valores armazenados nos examResults mapa são de diferentes tipos . Resultado do exame de Alice é uma string, Bob é um float, e Cora e Danny são ambos inteiros . Os valores dentro de mapas pode ser acedida por referência ao rótulo do elemento . Por exemplo, para imprimir resultado do exame de Danny você escreveria uma das duas declarações seguintes : examResults println [" Danny "] ou println examResults.Danny . Ambas as declarações iria imprimir "64 ". Ambos são formas igualmente válidas de imprimir um elemento de um mapa em Groovy.