Verilog é uma linguagem de descrição de hardware , ou HDL , e é usado para descrever circuitos digitais que utilizam semântica da linguagem de programação. Você pode usar Verilog e instruções de controle de linguagem de programação comuns, como "se " declarações para gerar eventos em um circuito digital. Por exemplo , você pode criar um pulso elétrico na borda de descida de um sinal de relógio . Um sinal de clock é um trem de ondas quadradas , onde cada onda quadrada é gerada muitas vezes por segundo. Há dois lados para a onda quadrada : a borda de subida e borda de descida . Você pode disparar eventos de cada borda. Coisas que você precisa
Verilog Integrated Development Environment (IDE) , como Altera Quartus II ( veja Recursos para link)
Mostrar Mais instruções
1
Abra o Verilog IDE e criar um novo projeto , clicando em " Arquivo", em seguida, selecionando " New Project Wizard . " uma janela de criação do projeto aparece. Escolha um nome e um diretório para este projeto. Por exemplo , você pode nomear o projeto " pulso " e colocá-lo no diretório "C: \\ Projetos Verilog . " Pressione o botão "Next" para percorrer o resto das páginas , deixando todas as configurações em seu padrão. Pressione o botão "Finish" para criar o projeto .
2
Selecione "File ", depois " Novo" para abrir uma janela de criação do arquivo . Selecione "Arquivo Verilog HDL " e pressione o botão "OK" para adicionar um novo arquivo Verilog para o projeto. Um arquivo Verilog em branco aparece na janela do editor de texto principal.
3
Definir um novo " módulo ", que tem o mesmo nome do projeto. Este módulo vai abrigar todo o código para o programa de pulso. Quando você define um módulo, você também pode definir os parâmetros de entrada e saída. O módulo de " pulso " precisa de dois parâmetros: um sinal de relógio e uma saída para o pulso gerado. Escreva o seguinte para definir o módulo com esses parâmetros :
módulo de pulso (relógio , pulso );
4
Definir dois sinais : um sinal de relógio de entrada e um sinal de pulso de saída . O sinal de relógio é usada para accionar um pulso no seu bordo de queda. A borda de descida é o lugar onde o sinal de clock passa de um valor alto para um valor baixo . Em contraste , a borda de subida é a em que as transições de sinal de relógio a partir de um valor baixo para um valor elevado . O sinal de relógio mantém o sinal de alta para a mesma quantidade de tempo que um sinal de baixa , a criação de um padrão que se parece com um trem de caixas . Você pode definir os dois sinais com as seguintes instruções :
relógio de entrada; pulso de saída ;
5
Escreva a seguinte declaração para executar uma seqüência de ações a cada tique-taque do sinal de clock , provocando na borda de descida do relógio :
sempre @ (relógio negedge )
6
Coloque um único bit para o sinal de "pulso" de saída, assim:
pulso
< = 1'b1 ;
7
Acabar com o módulo com a seguinte declaração :
endmodule
8
Compilar e testar a sua circuito pressionando o botão "Play ", localizado na barra de ferramentas principal do software Quartus II. Este circuito gera um pulso na borda de descida do sinal de clock .