DBX é um depurador baseado em Unix popular desenvolvido pela Berkeley graduação Mark Linton. É encontrada principalmente no AIX, BSD , IRIX e Solaris sistemas UNIX, mas também está disponível em sistemas IBM z /OS. Todos os programas que são escritos em Pascal , Fortran, C ou C + + pode ser depurado com DBX . DBX permite que você examine as linhas de código simples ou instruções de máquina , um de cada vez, enquanto você vê o funcionamento global do programa. Isto permite-lhe avaliar e manipular um grande leque de variáveis. Instruções
1
Inicie a sessão DBX . Na janela de comandos , digite o comando DBX "$ dbx. " O programa irá pedir o nome do arquivo que deseja ser examinado. Se você gostaria de carregar e depurar um programa, digite "$ dbx " específico seguido do nome do programa na janela de comandos. DBX começará a rodar automaticamente. Ele vai primeiro procurar e ler o arquivo de instalação " . Dbxrc ".
2
Edite suas linhas de comando . DBX oferece - edição de linha de características semelhantes às do Korn Shell. Para ativar esse recurso , digite o subcomando "set -o " ou "conjunto de edição. " DBX também fornece uma característica de edição semelhante ao uso de VI . Para ativar isso , digite " set-o vi" ou "set edição vi . "
3
definir pontos de interrupção em seu programa. Quando você depurar com DBX , ele irá parar e relatar todas as vezes que ele atinja um ponto de interrupção. Definir pontos de interrupção onde você suspeitar há erros em seu programa. Quando DBX pára , você vai ser capaz de usar comandos para inspecionar e editar o seu programa. Para definir um ponto de interrupção, entrar no " batente ". Subcomando Para excluir um ponto de interrupção , digite " delcmd " no subcomando .
4
Run DBX . Para iniciar o processo de depuração , basta digitar o " prazo". Subcomando Múltiplo- processo de depuração será habilitado. O programa será executado até que ele atinja um ponto de interrupção ou o processo for concluído .
5
Ative o rastreio . O rastreamento permite imprimir ou ver uma exposição do processo de depuração . Digite o subcomando "trace" para ativar esse recurso . Traçando a depuração fará DBX correr muito mais lento , mas vai dar-lhe a opção de ver exatamente o que está fazendo DBX .