Nomeado após Edouard Lucas, um matemático francês , a série de Lucas começa com os números 2 e 1. O número ao lado de uma série de Lucas é obtida pela adição de dois números anteriores , assim, o terceiro termo é três ( 2 + 1 ) . Uma série de 10 Lucas termos é 2 , 1 , 3 , 4 , 7 , 11 , 18 , 29 , 47 , 76 . Criando um programa em C para exibir a série Lewis é uma tarefa simples , desde que você compreender as variáveis , loops e como imprimir . Instruções 
 1 
 determinar quantos termos da série Lucas você deseja calcular e exibir, e criar uma constante com esse valor. Por exemplo, se você deseja que você calcular 10 termos, o uso do pré-processador C definir instrução para criar uma constante simbólica , como a N-TERMOS , para ser 10. Lembrando que as declarações do pré-processador C começar na primeira coluna , a primeira linha em seu programa C é : 
 
 # define N-TERMOS 10 
 2 
 Criar constantes simbólicas para os dois primeiros termos da série Lucas , que são sempre os números 2 e 1. O uso de números constantes dentro do código C é uma prática de programação pobre, então criar outra declaração pré-processador para estes termos. Por exemplo : 
 
 # define FIRST_TERM 2 
 
 # define SECOND_TERM 1 
 3 
 Inclua o arquivo de cabeçalho para a biblioteca de entrada /saída padrão do C , como você vai imprimir os valores da série Lucas. Declare o início de seu programa principal usando o main () declaração de função padrão e abrir o corpo principal do código com um {: 
 
 # include 
 
 int main ( ) 
 
 { 
 4 
 Determine os nomes das variáveis que você vai usar em seu programa. Você precisa de uma variável para controlar quais termo na série que você está calculando o valor atual Lucas , bem como os dois valores anteriores. Por exemplo : 
 
 int iterm ; 
 
 longo lucas_first = FIRST_TERM , lucas_second = SECOND_TERM , lucas_now ; 
 5 
 Imprima quantos termos estão na série Lucas, como bem como os primeiros dois termos . Uma vez que o número de termos é um número inteiro , de impressão com um nterms % d . As variáveis para os números de Lucas são declarados como inteiros longos , por isso eles são impressos com um ld % 
 
 printf (" Série Lucas de% d termos : \\ n" , N-TERMOS ); 
 
 . printf (" % ld, % ld " , lucas_first , lucas_second ); 
 6 
 Crie um loop que calcula e imprime o restante dos termos Lucas . O ciclo inicia-se com o terceiro termo da série e continua por meio de N-TERMOS . Depois de calcular o mandato em curso , atualizar as variáveis que contêm os termos anteriores. Por exemplo, para calcular o terceiro termo na série, você somar os dois primeiros termos , 2 e 1 , para obter "3. " A próxima vez que através do laço que você deseja adicionar 1 e 3 para obter o quarto mandato na série ( "4" ) 
 
 para ( iterm = 3; iterm < = N-TERMOS ; iterm + +). 
 
 { 
 
 lucas_now = lucas_first + lucas_second ; 
 
 printf (" % ld " , lucas_now ); 
 
 lucas_first = lucas_second ; 
 
 lucas_second = lucas_now ; 
 
 } 
 7 
 Imprima uma nova linha final para que sua série está em uma linha por si só, em seguida, retornar um código de sucesso de zero e acabar com seu programa principal com um fechamento } . Agora você tem um programa em C para calcular e imprimir a série Lucas 
 
 printf ("\\ n"); . 
 
 Return 0; }