As redes sem fio são convenientes para a sua capacidade de conectar qualquer computador dentro de uma faixa limitada, mas eles têm riscos de segurança adicionais em comparação com as redes com fio para exatamente este motivo. Monitoramento de registros de rede no seu roteador pode ajudar a determinar se houve acesso não autorizado à sua rede . Se o seu roteador não fornece a monitoração que você precisa, você deve considerar a atualização do firmware do seu roteador para incluir ferramentas de monitoramento de segurança mais poderosos. Instruções
1
Efetue login no painel de controle administrativo do seu roteador sem fio. Na maioria dos casos , fazer isso indo para o endereço IP do seu roteador em um navegador web (ie, " http://192.168.1.1 " ) , e introduzir o seu nome de usuário e senha .
2
Confirmar se o roteador está configurado para criptografar todas as conexões. Se o seu roteador não está usando criptografia , ou se ele está usando o protocolo WEP mais fraco, mudar isso para encriptação WPA ou WPA2. (Nota : Fazendo essa mudança vai exigir a alteração das configurações de todos os computadores em sua rede para corresponder. ),
3
Abra registros de conexão do seu roteador . Este será um guia do painel de controle chamada " administração", " monitoramento " ou " troncos " . Se o seu roteador não tem registro da conexão , consulte a dica abaixo sobre como atualizar seu roteador.
4
Analise os logs de conexão para o seu router. Por padrão , este irá mostrar-lhe todos os computadores que conectados com sucesso para este router nas últimas 24 horas. Confirme que os únicos dispositivos desta lista são os computadores , dispositivos portáteis, impressoras e outros dispositivos habilitados para a Internet em sua casa.
5
Mude a senha do seu roteador , se você vê os dispositivos em sua rede que você não reconhece . A segurança do seu roteador pode ter sido comprometida . A senha para se conectar ao roteador é geralmente na primeira página administrativa.
6
Repita os passos de 2 a 5 regularmente. Faça isso uma vez por dia, se você deseja monitorar ativamente todas as ligações para o seu router. Caso contrário, e em circunstâncias normais, controlos regulares será suficiente para proteger a sua rede .