Ok, veja como colocar uma senha (na verdade, criptografar sua rede sem fio com uma chave forte) no seu roteador sem fio Netgear. Vou quebrá-lo passo a passo e cobrir cenários comuns.
Notas importantes antes de começar: * conexão com fio recomendada: Para uma configuração mais estável e confiável, conecte seu computador ao roteador Netgear com um cabo Ethernet. Isso impede que você perca sua conexão no meio da configuração se as configurações do Wi-Fi mudarem. Se você não conseguir se conectar diretamente, fique o mais próximo possível do roteador.
* Informações padrão do roteador: A maioria dos roteadores Netgear possui um endereço IP padrão, nome de usuário e senha impressos em um adesivo conectado ao próprio roteador (geralmente na parte inferior ou traseira). Procure algo como:
*
Endereço IP: 192.168.1.1 ou 192.168.0.1 ou routerlogin.net
* Nome de usuário: admin
*
Senha: Senha ou administrador ou em branco (às vezes não há senha padrão)
*
se você mudou o login: Se você alterou anteriormente o nome de usuário e/ou senha do roteador, precisará se lembrar deles. Se você os esqueceu, pode ser necessário redefinir o roteador para seus padrões de fábrica (consulte "Redefinição de fábrica" abaixo).
Aviso: Uma redefinição de fábrica apagará todas as suas configurações personalizadas.
Etapas para definir uma senha Wi-Fi (chave sem fio): 1.
Acesse a interface de configuração do roteador: *
Abra um navegador da web: No seu computador (conectado ao roteador), abra um navegador da web (Chrome, Firefox, Safari, Edge, etc.).
*
Digite o endereço IP do roteador: Na barra de endereços do navegador, digite o endereço IP do roteador (geralmente 192.168.1.1 ou 192.168.0.1 ou roteterLogin.net) e pressione Enter.
*
login: Você deve ver uma página de login. Digite o nome de usuário e a senha do roteador. Se você não os alterou, use as credenciais padrão do adesivo no roteador.
2. Navegue para configurações de segurança sem fio:
* A localização exata dessas configurações varia um pouco, dependendo do seu modelo de roteador e versão do firmware, mas procure algo como estes:
*
sem fio: Procure uma seção rotulada como "sem fio", "configurações sem fio", "wi-fi" ou similar.
*
Segurança: Na seção sem fio, deve haver uma subseção de "segurança" ou "segurança sem fio".
* Os caminhos comuns de menu podem incluir:
* `Sem fio> segurança``
* `Configurações> sem fio> Segurança sem fio`
* `Avançado> sem fio> Opções de segurança`
* `BASIC> Wireless`
3.
Configurar segurança sem fio: *
Modo de segurança/criptografia: Esta é a configuração mais importante. Escolha
WPA2-PSK (AES) ou
wpa3-personal (AES) .
WPA2-PSK (AES) é geralmente considerado seguro e compatível com a maioria dos dispositivos.
wpa3-personal (AES) é o mais seguro. * Evite* opções mais antigas como WEP ou WPA (TKIP), pois são vulneráveis.
*
senha/senha/chave de rede: É aqui que você inserirá sua senha Wi-Fi.
Crie uma senha forte! *
Comprimento: Apontar por pelo menos 12 caracteres (mais tempo é melhor). 16-20 caracteres é ideal.
*
Complexidade: Use uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos (por exemplo,!@#$%^&*).
*
Evite informações pessoais: Não use informações facilmente adivinhadas como seu nome, endereço, data de nascimento ou nome do animal de estimação.
*
Exemplo: `P@ssword123!` (Este é apenas um exemplo; crie sua própria senha exclusiva). Um gerenciador de senhas pode ajudá -lo a criar e armazenar senhas fortes.
*
ssid (nome da rede): Enquanto estiver aqui, também pode alterar o nome da sua rede Wi-Fi (SSID). Este é o nome que aparece quando você procura por redes Wi-Fi disponíveis. Não use informações pessoalmente identificáveis em seu SSID.
*
Hidden SSID (Opcional): Esconder seu SSID torna sua rede um pouco menos visível, mas não é uma medida de segurança significativa. A maioria dos dispositivos modernos pode detectar facilmente SSIDs ocultos. Se você esconder, precisará inserir manualmente o nome da rede em cada dispositivo que deseja conectar. Geralmente não é recomendado para a maioria dos usuários.
*
Outras configurações (geralmente saem como padrão): * canal
: O roteador seleciona automaticamente o melhor canal. Mudar isso pode causar problemas de desempenho se você não souber o que está fazendo.
* Modo
: b/g/n/ac/ax (Isso determina os padrões sem fio suportados). Deixe o roteador escolher o melhor modo ou "automático".
*
Transmitir energia: Deixe isso em seu padrão (geralmente 100%).
4.
salve as mudanças: * Procure um botão rotulado como "Aplicar", "Salvar", "OK" ou similar. Clique nele para salvar suas novas configurações.
* O roteador provavelmente reiniciará ou reiniciará o serviço sem fio. Isso pode levar um ou dois minutos.
* Durante a reinicialização, você perderá temporariamente sua conexão Wi-Fi.
5. Reconecte seus dispositivos:
* Depois que o roteador for reiniciado, seus dispositivos precisarão se reconectar à rede Wi-Fi usando a nova senha definida.
* Em cada dispositivo (computador, telefone, tablet, etc.):
* Encontre sua rede Wi-Fi na lista de redes disponíveis.
* Digite a nova senha quando solicitado.
Solução de problemas: *
não posso acessar o roteador: * Verifique duas vezes o endereço IP. Certifique -se de digitar corretamente.
* Verifique se você está conectado ao roteador, por cabo Ethernet ou Wi-Fi (se você ainda não alterou a senha).
* Experimente um navegador da web diferente.
* Reinicie o computador e o roteador. Desconecte o roteador da tomada por 30 segundos e, em seguida, conecte -o novamente.
* Se você ainda não conseguir acessar o roteador, consulte a seção "Redefinição de fábrica" abaixo.
*
esqueci o login do roteador: * Veja a seção "Redefinição de fábrica" abaixo.
*
Wi-Fi não está funcionando após a alteração da senha: * Verifique se você inseriu a senha corretamente em seus dispositivos. As senhas são sensíveis ao minúsculas.
* Verifique se seus dispositivos são compatíveis com o modo de segurança que você selecionou (WPA2-PSK ou WPA3-pessoa). Os dispositivos mais antigos podem não suportar o WPA3.
* Reinicie seus dispositivos.
* Tente esquecer a rede Wi-Fi no seu dispositivo e, em seguida, reconectar, digitando a senha novamente.
Redefinição de fábrica: Se você esqueceu as credenciais de login do seu roteador ou está tendo sérios problemas, pode realizar uma redefinição de fábrica.
Isso apagará todas as suas configurações personalizadas e restaurará o roteador à sua configuração padrão. 1.
Localize o botão de redefinição: Na parte traseira ou na parte inferior do seu roteador Netgear, há um pequeno botão embutido rotulado como "Redefinir". Você provavelmente precisará de um clipe de papel ou uma ponta de caneta para pressioná -lo.
2.
Pressione e segure: Com o roteador ligado, pressione e segure o botão Redefinir por cerca de 10 a 15 segundos.
3.
liberação: Solte o botão Redefinir. O roteador reiniciará.
4.
Espere: Deixe o roteador alguns minutos para redefinir e reiniciar completamente. A luz de energia deve parar de piscar e ficar sólida.
5.
Acesse o roteador novamente: Após a redefinição, você pode acessar o roteador usando o endereço IP padrão (192.168.1.1 ou 192.168.0.1 ou roteterLogin.net) e o nome de usuário e a senha padrão (geralmente "admin" e "senha" ou "admin" e uma senha em branco). Verifique o adesivo no roteador.
6. Reconfigure: Você precisará passar pelo processo de configuração novamente, incluindo a definição de uma nova senha Wi-Fi.
Práticas recomendadas de segurança: *
Senha forte: Use uma senha forte e exclusiva para sua rede Wi-Fi, conforme descrito acima.
*
Alterar credenciais padrão: Depois de configurar seu roteador, altere o nome de usuário e a senha padrão para a interface de configuração do roteador. Isso impede o acesso não autorizado às configurações do seu roteador.
*
Mantenha o firmware atualizado: Verifique e instale regularmente as atualizações de firmware do seu roteador. Essas atualizações geralmente incluem patches de segurança. Geralmente, você pode encontrar a opção de atualização de firmware na interface de configuração do roteador.
*
Ativar firewall: Verifique se o firewall do roteador está ativado. Isso geralmente é ativado por padrão, mas é bom verificar.
*
Rede de convidados: Use o recurso de rede convidado se tiver visitantes que precisam de acesso Wi-Fi. Isso os isola da sua rede principal e protege seus dispositivos pessoais.
*
Monitor Dispositivos conectados: Ocasionalmente, verifique a lista de dispositivos conectados à sua rede Wi-Fi para garantir que apenas os dispositivos autorizados estejam conectados. Geralmente, você pode encontrar essas informações na interface de configuração do roteador.
*
Desativar WPS (Opcional): WPS (configuração protegida por Wi-Fi) pode ser uma vulnerabilidade de segurança. Considere desativá -lo nas configurações do seu roteador. Geralmente é encontrado na seção "sem fio" da configuração.
Seguindo estas etapas e práticas recomendadas, você pode efetivamente proteger seu roteador sem fio Netgear e proteger sua rede doméstica.