O uso de um roteador sem fio envolve várias etapas, desde a configuração inicial até o uso diário. Aqui está um colapso:
1. Configuração inicial: *
Conecte o roteador ao seu modem: Use um cabo Ethernet para conectar seu modem (o dispositivo fornecido pelo seu provedor de serviços de Internet) à WAN (Wide Area Network) ou à porta da Internet no seu roteador. Esta porta geralmente é claramente rotulada.
*
Poder no roteador: Conecte o adaptador de energia ao roteador e uma tomada de energia. Aguarde a luz do poder do roteador para indicar que está totalmente ligada. Isso geralmente leva alguns minutos.
*
Conecte-se à rede Wi-Fi do roteador: O nome Wi-Fi padrão do roteador (SSID) e a senha geralmente são encontrados em um adesivo no próprio roteador. Use essas credenciais para conectar seu computador, smartphone ou tablet à rede Wi-Fi do roteador.
*
Acesse a interface de administração do roteador: Abra um navegador da web em um dispositivo conectado ao Wi-Fi do roteador. Digite o endereço IP do roteador na barra de endereço (geralmente geralmente encontrada no adesivo - os endereços comuns são 192.168.1.1 ou 192.168.0.1). Você será solicitado a um nome de usuário e senha; Novamente, eles geralmente estão no adesivo, mas podem exigir um login padrão (como "admin").
*
Configure o roteador: É aqui que você personalizará as configurações do seu roteador. As configurações comuns incluem:
*
Alterando o nome da rede Wi-Fi (SSID) e a senha: Escolha uma senha forte e exclusiva para proteger sua rede.
*
Escolhendo um protocolo de segurança: WPA2/WPA3 é recomendado para a segurança mais forte.
*
Configurando uma rede de convidados: Isso cria uma rede Wi-Fi separada com sua própria senha, ideal para os visitantes.
*
Configurando a qualidade de serviço (QoS): Priorize a largura de banda para dispositivos ou aplicativos específicos.
*
Configurando controles parentais: Restringir o acesso a determinados sites ou conteúdo.
2. Uso diário: *
conectar dispositivos à sua rede Wi-Fi: Use o nome e a senha da rede Wi-Fi que você configurou durante a configuração para conectar seus dispositivos.
*
Navegue na Internet, transmita vídeos, etc.: Uma vez conectado, você pode acessar a Internet e usar os serviços on -line como de costume.
*
Monitore sua rede: Ocasionalmente, verifique a interface de administração do seu roteador para ver dispositivos conectados, velocidade da Internet e outras estatísticas de rede. Isso ajuda a solucionar problemas.
*
Atualize o firmware do roteador: Ocasionalmente, os fabricantes liberam atualizações de firmware que melhoram o desempenho, a segurança e adicionam recursos. Verifique o site do fabricante para obter atualizações e instruções sobre como instalá -las.
Solução de problemas: *
Sem conexão com a Internet: Verifique todos os cabos, o poder do modem e o poder do roteador. Tente reiniciar os dois dispositivos. Verifique o status do seu provedor de serviços de Internet.
*
Velocidade lenta da Internet: Muitos dispositivos conectados? Tente reiniciar o roteador. Verifique se a interferência de outras redes Wi-Fi. Considere atualizar seu plano de Internet ou roteador.
*
não consigo se conectar ao Wi-Fi: Verifique a senha Wi-Fi e verifique se o seu dispositivo está dentro do intervalo. Tente reiniciar o roteador.
Nota importante: As etapas e interface exatas podem variar um pouco, dependendo da marca e do modelo do seu roteador sem fio. Consulte o manual do seu roteador para obter instruções específicas. O manual geralmente está disponível no site do fabricante, se você perdeu a cópia física.