A rede sem fio é eficaz para as empresas e os indivíduos , devido ao baixo custo de implementação e da flexibilidade oferecida por redes sem cabos. No entanto, as redes sem fio são inerentemente menos seguro do que as redes que têm cabos , uma vez que os dados viajam através do ar a partir de um dispositivo para outro . É importante saber os passos que você pode tomar para proteger o seu router sem fios e os computadores que se conectam a ele. As especificidades dessas etapas diferem dependendo da marca e modelo do seu roteador, mas o roteador deve apoiar essas ações . Instruções
1
Criptografar suas transmissões de rede usando Wired Equivalência de Privacidade , Wi- Fi Protected Access ou Wi- Fi Protected Access- 2. WEP é o mais velho dos três e menos seguro. As chaves WEP são geralmente de 40 bits ou 104 bits de comprimento , embora implementações mais recentes suportam chaves de 256 bits . Você pode ter que usar WEP , se você tem computadores com sistemas operacionais mais antigos instalados, enquanto os sistemas operacionais mais recentes fornecem suporte para WPA e WPA2. Ambos suportam comprimentos mais importantes do que WEP, mas, na realidade , um 8 - senha para 10 caracteres , que inclui números e letras deve oferecer muita segurança
2
Alterar ou desativar o seu SSID broadcast. . Os roteadores sem fio transmitir o nome da sua rede , o chamado Service Set Identifier , para que outros computadores possam encontrá-lo e conectar-se. No entanto, alguns desses outros computadores poderia pertencer a hackers que estão dirigindo por sua casa ou local de trabalho . Se eles podem identificar o SSID com a sua casa ou empresa e , se eles sabem alguma coisa sobre você, há um risco maior de que eles poderiam quebrar sua rede. Defina o nome da rede para algo obscuro ou desativar transmissões SSID para que somente aqueles que são supostamente para se conectar à sua rede vai saber o seu nome.
3
endureçais os vossos roteador alterando o ID do usuário administrativo padrão e senha para algo diferente de " admin" e " password ", respectivamente . Os padrões de fábrica são bem conhecidos por hackers e se virem a sua rede e você não tiver alterado o SSID eles já sabem o ID do usuário e senha para o seu roteador específico. Configure um ID de usuário e senha que será difícil de adivinhar. Por exemplo , não utilize seu nome ou o nome de seu animal de estimação ou qualquer coisa que um vizinho pode imaginar . O mesmo é verdade com uma senha. Escrever ambos para baixo de modo que você não se esqueça deles .
4
Desabilite o acesso administrativo via interface wireless do roteador. Use a porta LAN mais seguro para todas as atividades de configuração . Isto tornará muito mais difícil para um hacker assumir o seu roteador sem fio, como uma vez que eles têm o router que eles têm toda a sua rede .
5
Ativar filtragem MAC e construir uma tabela de endereços MAC permitidos . Cada interface de rede, com ou sem fios , tem um endereço MAC . Este é o endereço que cada fabricante atribui a cada placa , de modo que não há duplicados . Um filtro de MAC permite que apenas as interfaces em sua mesa para acessar a rede sem fio. Embora seja possível a " paródia " um endereço MAC , só o hacker mais competente e determinada será capaz de fazer isso.