802.11 é um conjunto de IEEE ( Institute of Electrical and Electronics Engineers ) normas que regem a rede sem fio . Protocolos de segurança de rede sem fio têm avançado consideravelmente desde a publicação do padrão 802.11 original, em 1997 , com novos algoritmos de criptografia e autenticação , como WEP (Wired Equivalent Privacy) e WPA (Wi -Fi Protected Access) . Muitos roteadores sem fio consumidor agora vêm equipados com recursos avançados de segurança . Wired Equivalent Privacy (WEP) protocolo
A especificação original do protocolo sem fio , 802.11 continha uma especificação para o Wired Equivalent Privacy (WEP) algoritmo para criptografar e autenticar os dados sobre o ar. Os pesquisadores descobriram que o algoritmo de criptografia RC4, uma cifra de fluxo usado no WEP, é inseguro e vulnerável a uma série de ataques diferentes .
Em 2010, muitas ferramentas diferentes estão disponíveis gratuitamente para " quebrar" a criptografia WEP e ganho de acesso à rede . O uso de WEP não é mais recomendado em qualquer configuração sem fio .
Wi- Fi Protected Access (WPA ) Segurança
Em 2003, os desenvolvedores e criptógrafos sem fio se reuniram para lidar com as crescentes preocupações de segurança em WEP . Como resultado, o Wi- Fi Protected Access Protocol ( WPA) de segurança tornou-se o padrão da indústria para segurança de redes . Usando uma chave de criptografia pré-compartilhada ( PSK) ou certificados digitais , o WPA algoritmo Temporal Key Integrity Protocol (TKIP) criptografa dados com segurança e fornece autenticação para redes 802.11 . TKIP foi projetado para ser uma transição entre hardware WEP antigos e novos modelos de criptografia ( mais lentas e mais seguro) , de acordo com Jesse Walker , da Universidade de Rutgers .
WPA2 e 802.11i Protocolos de Segurança < br >
o padrão atual , 802.11i , de 2004 melhorado o velho algoritmo WPA (TKIP ) para usar um algoritmo de criptografia melhor: Advanced Encryption Standard (AES) . O algoritmo AES é aprovado para a criptografia de dados para o nível secreto no governo dos EUA . 802.11i especifica também as técnicas de distribuição de chaves mais avançadas , que resultam em uma melhor segurança da sessão para evitar a espionagem . A chave pré-compartilhada (PSK) ou certificados digitais ainda fornecer autenticação para o roteador sem fio.
Outros Métodos de Segurança Sem Fio
Existem outras medidas de segurança para autenticar usuários e limite acesso a uma rede sem fio 802.11. Alguns roteadores sem fio pode autenticar computadores baseados fora de cartões inteligentes ou certificados digitais. Outro método popular de autenticação de usuários é baseado fora de um endereço único Código de Acesso de Mídia (MAC) de um adaptador de rede , embora isso pode ser falsificado facilmente. Outras técnicas de segurança incluem desativação de transmissão ID do roteador e limitar o número de usuários em uma rede sem fio particular.