A rede sem fio está ficando mais e mais popular, tanto em casa como no local de trabalho . Muitas pessoas acham que a facilidade e baixo custo de criação de uma rede local sem fio irresistível. Restaurantes anunciar Wi -Fi hot spots para atrair clientes. Empresas configurar redes sem fio em salas de conferência para facilitar a fácil conectividade e produtividade. Uma boa compreensão da família 802.11x de protocolos de LAN sem fio e os riscos de segurança inerentes é importante em cada caso. WAP
Wireless Application Protocol (WAP) é normalmente usado para acesso sem fio através de um telefone móvel ou um PDA. O padrão WAP foi implementado por muitos fabricantes de tais dispositivos móveis. O protocolo implementa WML (Wireless Markup Language ), que é uma versão menor do HTML e fornece grande parte da funcionalidade de TCP /IP. O gateway WAP interpreta entre WML e HTML e facilita o uso de protocolos de segurança e criptografia. Sem criptografia, os dados movendo-se através da conexão é vulnerável à interceptação.
WEP
Wired Equivalência Privacy (WEP ) é um protocolo de segurança mais antigo, que oferece segurança mínima. Isto é devido ao facto de criptografia WEP pode ser quebrada num relativamente curto período de tempo ( minutos ) . WEP usa chaves de 40 bits ou de 64 bits para executar a criptografia . Um esquema de chave de 128 bits , ocasionalmente chamado WEP2 está disponível com alguns produtos. WEP é bom para manter a pessoas honestas , mas determinados hackers podem ser capazes de explorar o comprimento da chave de curto e cortar a rede . Gestão de chaves eo nível de segurança mínimo oferecido são as principais desvantagens do WEP.
WPA
Wi- Fi Protected Access (WPA ) é um protocolo mais seguro que o WEP na medida em que implementa o TKIP (Temporary Key Integrity Protocol). TKIP permite e facilita a troca dinâmica de chaves de criptografia , enquanto WEP requer manual de re -digitação das teclas para cada estação na LAN sem fio. Isso faz com que a administração da LAN muito mais fácil . Além WPA requer uma senha entre oito e 63 caracteres de comprimento para um usuário para acessar a rede. WPA está sendo gradualmente substituída por WPA2.
WPA2
Da mesma forma que WPA aborda as deficiências no WEP , WPA2 aborda as deficiências no WPA. Uma das grandes diferenças entre WPA2 e WPA é que a primeira suporta os padrões de criptografia 802.11i completos. É importante também saber que nem todos os dispositivos WPA2 são compatíveis . Outra diferença é que adiciona suporte para WPA2 AES ( Advanced Encryption Standard) como uma alternativa para TKIP. Com suporte para teclas de dinâmicas de 128 bits ea disponibilidade de TKIP e AES , WPA2 oferece atualmente o mais forte de segurança disponível para redes sem fio .