A facilidade de instalação de redes sem fio contribuiu para um aumento do seu número em empresas e residências. Muitas pessoas instalam redes sem fio em suas casas e empresas a economizar a despesa de fiação e para a liberdade de movimento que as redes sem fio facilitar . Os hackers do mundo estão cientes deste modo um bom entendimento de protocolos de rede local sem fio é necessário para atingir a máxima proteção para usuários de redes sem fio. WAP
WAP significa Wireless Application Protocol , que é usado em telefones celulares , PDAs e outros dispositivos móveis. Muitos fabricantes de dispositivos incluir este protocolo em seus produtos , devido ao seu uso de Wireless Markup Language , que é uma versão compacta do Hyper Text Markup Language, e seu apoio de mais funcionalidade TCP /IP. WAP WML converte para HTML e vice-versa e gerencia a criptografia e outros protocolos de segurança. Quaisquer dados que atravessam a conexão sem fio está sujeito a espionagem, e se ele não for criptografado uma quebra de segurança é inevitável
WEP.
Para redes de computadores sem fio um dos primeiros protocolos foi Wired Protocolo de Equivalência . Ele oferece a menor segurança dos protocolos sem fios disponíveis , uma vez que pode ser quebrada em minutos . A razão para esta deficiência é o facto de que apenas utiliza 40 bits ou chaves de criptografia de 64 bits e a mais curta da tecla que é mais fácil de quebrar a criptografia . Alguns produtos usar uma implementação de chave de 128 bits do WEP , mas isso não é comum. Embora o WEP pode servir bem em manter seus vizinhos fora de sua rede não vai manter o drive-by determinado hackers de rachar a sua segurança sem fio.
WPA
Wi- Fi Protected Access é um protocolo de segurança mais forte do que o WEP , devido à sua implementação de Temporary Key Integrity Protocol . TKIP muda dinamicamente as chaves usadas na criptografia do tráfego de rede. Isso automatiza o gerenciamento de chaves e faz a gestão da rede muito mais fácil. WPA requer uma senha para os usuários da rede que está entre oito e 63 caracteres. Enquanto WPA é muito mais seguro e mais fácil de gerir do que WEP, ele está sendo substituído por WPA2.
WPA2
WPA2 aborda as falhas de segurança de WPA em que facilita WPA2 apoio dos padrões de criptografia sem fio 802.11i inteiras. É importante saber que nem todos os dispositivos suportam WPA2 WPA ou WEP. No entanto, WPA2 suporta o mais recente Advanced Encryption Standard , por isso elimina a necessidade , mas não o apoio a TKIP. WPA2 oferece a maior segurança disponível atualmente com o apoio de TKIP, AES e chaves de 128 bits .