redes sem fio transmitem constantemente pacotes , ou seja, todas as suas transmissões estão disponíveis para inspecção, excepto criptografado de outra forma . Wired Equivalent Privacy (WEP) foi uma das primeiras gerações de criptografia projetado para fornecer segurança para comunicações sem fio . Wi- Fi Protected Access (WPA) , a geração mais tarde, é uma coleção de padrões para fornecer acesso protegido para redes sem fio. Wired Equivalent Privacy
WEP foi desenvolvido em 1999 como um algoritmo de segurança para redes sem fio . Já que os pacotes de dados são normalmente enviados criptografia inteiramente sans , os usuários curiosos poderia assistir e monitorar todas as atividades em uma rede sem WEP habilitado . Desde a sua introdução , o WEP tem sido repetidamente mostrado como inseguro. Uma série de ataques que ocorreram comprometido a chave WEP ou a senha . A partir de 2003 , a Aliança Wi -Fi WPA afirmou que deve ser considerado o padrão para a proteção wireless. Apesar disso, o WEP ainda é incluído com muitos roteadores e muitas vezes a opção padrão para a segurança. Ele também pode ser encontrado em uma série de redes públicas e privadas.
Wi- Fi Protected Access
WPA foi criado como um sucessor do WEP. WPA padrão pode ser considerada como a primeira geração , uma vez que a partir de 2006 que tem sido substituído por WPA2 . Algumas das vantagens do WPA são o aumento da segurança na manipulação de chave para que o roteador não está mais informações " vazamentos " que podem comprometer a rede , bem como a introdução da capacidade de autenticar no servidor para redes corporativas de grande porte. Isso é conhecido como WPA -Empresa e mais comumente encontrados em escritórios corporativos.
WPA2
WPA2 é a geração atual de proteção sem fio e foi necessário em todos os dispositivos Wi -Fi desde 2006 . A principal diferença entre WPA2 e WPA é a substituição do algoritmo de criptografia Temporal Key Integrity Protocol (TKIP) com o Modo Contador com Cipher Block Chaining Mensagem Authentication Código Protocol ( CCMP ) algoritmo para resolver falhas de segurança encontradas no manuseio da chave WPA. CCMP utiliza o Advanced Encryption Standard (AES) , um algoritmo comum usado pelos militares e dezenas de organizações governamentais dos EUA. Redes WPA2 são muito difíceis de comprometer quando implementado corretamente .
WPA-Empresa
WPA- Enterprise é não tanto um padrão completamente diferente como uma implementação do WPA e WPA2 que fornece uma camada reforçada de segurança através do Extensible Authentication Protocol (EAP) . Um modelo de EAP para uma rede sem fios requer que os usuários para autenticar com um servidor de login que verifica as credenciais do usuário . Combinado com certificados de criptografia rigidamente controlados , este método fornece acesso muito seguro a redes sem fio no ambiente corporativo . A principal falha com WPA- Enterprise é que os atacantes são capazes de criar pontos de acesso não autorizados para engana usuários em desistir de suas credenciais de login.