Ruído em sistemas de comunicação sem fio é qualquer variação indesejada, instabilidade ou perturbações que se induz dentro do sinal de dados transmitidos através de diferentes mídias e objetos interferentes. Esta flutuação brusca também é uma característica básica de sinais de dados , que são modulados de ondas eletromagnéticas que viajam através do ar a partir de dispositivos e circuitos de comunicações electrónicas. Ruído em sistemas de comunicação sem fios pode ser categorizadas em diversos tipos e possui origens que vão desde dispositivos electrónicos de factores ambientais externos . Cientistas e pesquisadores deram passos significativos para quantificar e remover o ruído de sinais de dados , a fim de facilitar a comunicação sem fio. Origens
As principais fontes de ruído em sistemas de comunicação sem fio incluem circuito eletrônico com defeito , temperatura ( incluindo a comunicação temperatura do dispositivo ) , a interrupção no fornecimento de energia de um dispositivo de comunicação e interferência de freqüência entre os sinais de dados sem fio. Note que todas essas fontes de ruído dentro mentira elementos necessários que apóiam o processo de comunicação e, por isso , evitar a indução de ruído dentro de um sinal transmitido é quase impossível.
Categorias
ruído podem ser classificados em cinco tipos principais: ruído térmico, ruído baleado, ruído 1 /f , de ruído explodiu e avalanche de ruído. Térmica , ou branco, ruído é causado pelo movimento inesperado de elétrons dentro de circuitos de circuitos eletrônicos termicamente afetadas ; ruído tiro é causada por flutuações bruscas no fluxo de corrente dentro de dispositivos ou os seus fios, 1 /f , ou rosa , o ruído é causado por impurezas contidas no material condutor de dispositivos de comunicação ; rebentar ruído resulta de variações na amplitude do sinal transmitido , e avalanche ruído é normalmente produzido por os diodos semicondutores integrados dentro de dispositivos de comunicação electrónica com uma rede sem fios
< . br >
Cálculo
ruído é uma variação mensurável que pode ser calculado dentro de um sinal de dados sem fios , como uma proporção . O método de cálculo mais comum é chamado SNR ( relação sinal - para - ruído ) , que calcula a razão de ruído e de dados dentro de um sinal electromagnético e é formulado como SP /NP , onde PI é a potência do sinal e NP é a energia do ruído , ambos medidos em watts . Técnicas avançadas de medição de ruído incluem SQNR (relação sinal- ruído de quantização ) , CNR (relação de carreira -ruído ) , PSNR (relação pico sinal- ruído) e SNIR ( signal-to -noise mais razão de interferência ) .
Redução
Noise nunca pode ser completamente eliminado a partir de um sinal eletrônico ou eletromagnético em um sistema de comunicação sem fio ou com fio . No entanto , ela pode ser reduzida para níveis que o seu impacto sobre os sinais de dados transmitidos é mínima . Tais procedimentos de redução de ruído empregar circuitos eletrônicos sofisticados que normalmente são integradas dentro de dispositivos de comunicação de dados. Em aplicações de redes sem fio, como soft switches , roteadores programáveis e repetidores , a redução de ruído é realizada através do emprego de instruções adicionais programadas , ou algoritmos, que realizam a tarefa de identificar , avaliar e reduzir o ruído .