A configuração sem fio mínima possível para criar um ponto de acesso requer apenas um dispositivo com um adaptador Wi-Fi capaz de operar no modo AP e uma fonte de energia. É isso. Nenhum roteador é estritamente necessário.
No entanto, isso é altamente impraticável para a maioria dos cenários do mundo real. Aqui está o porquê:
*
Nenhuma atribuição de endereço IP: Seus dispositivos conectados a esse ponto de acesso mínimo não receberão endereços IP automaticamente, a menos que você configure manualmente o DHCP no dispositivo de ponto de acesso. Isso geralmente envolve mais configuração do que apenas ativar o modo AP.
*
sem segurança: Seria incrivelmente inseguro. Você estaria transmitindo uma rede Wi-Fi aberta sem proteção de senha.
*
Funcionalidade limitada: Você não teria recursos como qualidade de serviço (QoS), direção de banda e protocolos de segurança sofisticados.
em suma: Embora tecnicamente possível com apenas um adaptador Wi-Fi no modo AP, ele não é recomendado para nada além dos testes mais básicos e temporários. Para qualquer uso prático, você precisará de pelo menos um nível mínimo de configuração (servidor DHCP ou configuração manual de IP e uma senha forte) e provavelmente um dispositivo com mais recursos do que um simples adaptador Wi-Fi (como um computador, Raspberry Pi ou dispositivo AP dedicado).