Os produtos de rede sem fio em conformidade com a especificação IEEE 802.11n alcançam aumentos na velocidade de transmissão incorporando uma série de novos recursos e aprimoramentos, incluindo:
Tecnologia de múltiplas entradas e múltiplas saídas (MIMO) :A tecnologia MIMO usa múltiplas antenas nas extremidades de transmissão e recepção para criar vários fluxos de dados, que podem ser transmitidos simultaneamente. Isso permite um aumento significativo na taxa de transferência de dados.
Multiplexação Espacial :A multiplexação espacial é uma técnica que permite que vários fluxos de dados sejam transmitidos simultaneamente no mesmo canal. Isto é conseguido usando múltiplas antenas na extremidade de transmissão e múltiplas antenas na extremidade de recepção.
Vínculo de canais :A união de canais é uma técnica que permite que dois canais adjacentes sejam combinados em um único canal mais amplo. Este canal mais amplo pode então ser usado para transmitir dados a uma velocidade mais elevada.
Intervalo de guarda curto :O intervalo de guarda é o período de tempo entre a transmissão de um símbolo e o próximo. Ao encurtar o intervalo de guarda, mais símbolos podem ser transmitidos em um determinado período de tempo, o que aumenta a taxa de transferência de dados.
Esquemas de Modulação Superior :Modulação é o processo de codificação de dados digitais em um sinal analógico. Os dispositivos 802.11n podem usar esquemas de modulação mais elevados, como 64-QAM, para codificar mais dados em cada símbolo. Isso aumenta a taxa de transferência de dados.
Agregação de quadros :A agregação de quadros é uma técnica que permite que vários quadros pequenos sejam combinados em um único quadro maior. Isso reduz a sobrecarga associada à transmissão de vários quadros pequenos e aumenta a taxa de transferência de dados.
Transmitir Beamforming :Transmit beamforming é uma técnica que permite ao dispositivo transmissor focar seu sinal no dispositivo receptor. Isso melhora a qualidade do sinal e reduz a quantidade de interferência, o que pode aumentar a taxa de transferência de dados.
Ao combinar esses recursos e melhorias, os produtos de rede sem fio 802.11n podem atingir velocidades de transmissão significativamente mais altas do que as gerações anteriores de tecnologia sem fio.