Uma Rede Privada Virtual é destinado a dar ao proprietário a segurança de um cabo físico privado, enquanto a canalização de dados em canais comumente utilizados , tais como a Internet. Esse engodo é conseguido por um processo chamado " encapsulamento ". Potocols tunelamento
Os padrões normalmente utilizados para a criação de uma VPN são Generic Routing Encapsulation (GRE ) e do Point-to- Point Tunneling Protocol ( PPTP) . PPTP é baseado no protocolo ponto a ponto (PPP) .
Encryption
Tunneling para VPNs quase sempre inclui criptografia. O objetivo VPNs é garantir aos usuários o mesmo grau de privacidade que seria de esperar de uma rede privada.
Procedimentos Operacionais
um pacote, incluindo o seu IP cabeçalho , é passado para o protocolo PPTP , que adiciona um cabeçalho . Este pacote é criptografado. Os dados resultantes são dadas para GRE , que acrescenta o seu cabeçalho e passa o pacote de IP para a transmissão . Na outra ponta , a Internet camada retira o cabeçalho IP e passa o pacote para o programa GRE , que retira seu cabeçalho e passa o corpo de pacote para descriptografia. O resultado desta etapa é um pacote de dados IP . Isto segue a sua rota pretendida pela rede.