Sim, os dados podem fluir em várias redes com diferentes topologias. Esta é uma capacidade fundamental da própria Internet. A Internet é uma coleção de redes (cada uma com sua própria topologia - ônibus, estrela, anel, malha etc.) interconectada através de roteadores. Os roteadores são responsáveis por determinar o melhor caminho para os pacotes de dados atravessarem essas diversas topologias de rede para chegar ao seu destino.
Os dados não se importam com a topologia subjacente. É encapsulado em pacotes com informações de endereçamento (endereços IP) que as guiam pela rede. Os roteadores examinam o endereço de destino e usam tabelas de roteamento (e vários protocolos de roteamento) para encaminhar o pacote para o próximo salto de rede, independentemente da estrutura interna dessa rede.
Por exemplo, os dados podem viajar:
* De um computador em uma rede local (LAN) com uma topologia em estrela,
* A um roteador que se conecta a uma rede de ampla área (WAN) com uma topologia de malha,
* Então, através de várias outras redes com diferentes topologias (por exemplo, uma rede de anel na espinha dorsal de um provedor),
* Finalmente chegando a um servidor em uma LAN diferente com uma topologia de ônibus.
Todo o processo é transparente para o usuário. As diferentes topologias são tratadas perfeitamente pela infraestrutura de rede subjacente.