Multi-Protocol Label Switching ( MPLS ) é uma nova tecnologia de encaminhamento de pacotes que , porque não depende de um único protocolo , é diferente de outras tecnologias de rede que a precederam. MPLS permite efectivamente serviços de redes de próxima geração , como a qualidade de serviço ( QoS), comutação óptica e de voz de última geração em serviços de IP . Função
Switching Multiprotocol Label (MPLS) é diferente de muitas outras tecnologias de rede , pois não dependem de um único protocolo para obter pacotes a partir de um ponto a outro através de uma rede . Em vez disso, MPLS atribui a cada pacote de dados uma etiqueta individual , em seguida, envia o pacote para fora através de qualquer um dos inúmeros caminhos independentes do protocolo de transmissão . Esses caminhos , conhecidos como etiquetas Caminhos Comutado ( PEL ) , são pré-configurados no dispositivo de MPLS e são conhecidos por serem os links de rede confiáveis . À medida que o pacote de dados percorre a rede , é atribuído um novo rótulo em cada dispositivo intermitente até que finalmente chega ao seu destino , com base no conhecimento do roteador intermitente da rede.
Benefícios
Porque MPLS permite que cada nó individual ( ou hop ) ao longo do caminho de rede para atribuir o seu próprio selo, o serviço se baseia no conhecimento do roteador individual da topologia da rede para conseguir a transmissão de dados. Se um determinado circuito ou link está em baixo , o roteador mais próximo do que o circuito irá atribuir um rótulo alternativo , tornando a rede MPLS " auto-cura ", e muito mais resistente a falhas na rede esporádicos. Esta tendência de auto-cura permite que os pacotes MPLS para superar problemas de latência ou jitter que pode afligem redes tradicionais , melhorando o desempenho geral da rede MPLS. Além disso, MPLS conta com qualquer número de protocolos para a transferência de pacotes de dados , proporcionando redundância inerente à transmissão de pacotes MPLS .
Identificação
Assim como voz rede telefônica depende de sistemas de sinalização para estabelecer circuitos , MPLS também depende de sinalização para identificar o seu caminho de rede pretendida. Através de sinalização , MPLS pode informar os roteadores e dispositivos de rede ao longo do trajeto previsto inicialmente de dados de entrada , aumentando a confiabilidade dos rótulos atribuídos por estes elementos da rede. Dependendo da configuração - ea função da rede em particular - qualquer um dos dois sistemas de sinalização pode ser utilizado com MPLS : . Local Distribution Protocol (LDP) ou Resource Reservation Protocol - Engenharia de Tráfego (RSVP -TE )
tipos
MPLS serviço em si é independente de protocolos e pode transferir pacotes de dados através de uma variedade de tipos de rede. Serviço de MPLS pode ser emparelhado com redes usando ATM, Frame Relay , Ethernet , IP, ou mesmo tecnologias mais antigas.
Potencial
Por causa de suas instalações de transmissão avançados e auto- natureza cura , MPLS tem um tremendo potencial para a rede de dados. Entre os possíveis usos é ópticos - MPLS , ou usando freqüências de ondas luminosas no lugar de rótulos de dados para aumentar a velocidade com que os pacotes de dados são transmitidos . Optical - MPLS certamente se para aumentar a velocidade na qual os dados comercial flui , fazendo enormes ganhos na transmissão de grandes conjuntos de dados ou sensíveis. MPLS também pode ser aplicado como uma comutação de alto nível e /ou método de transmissão em redes hierárquicas , o que permitiria a configuração muda para operar em um nível superior , possivelmente aumentando a velocidade da rede e eficiência
< br. >