Quando for comprar soluções de armazenamento de arquivos de rede , muitos usuários simplesmente contemplar a atribuição de um disco rígido adicional para um computador já na rede ao invés de gastar fundos adicionais em um servidor de arquivos dedicado. Embora esta opção é uma solução viável para alguns administradores de rede , uma série de diferenças tornam servidores de arquivos dedicados um arranjo mais ideal para a maioria das redes. Função
Um dispositivo de armazenamento conectado em um computador da rede pode assumir muitas formas , mais comumente como um disco rígido externo conectado ao computador de mesa ou laptop de um usuário. Outros usuários da rede simplesmente ligar a máquina do usuário , mapear a unidade adicional , e usá-lo para armazenar arquivos. Por outro lado, um servidor de arquivos é um mecanismo de armazenamento dedicado, existente na rede como uma entidade própria , sem a necessidade de qualquer máquina host adicional. Os usuários se conectam diretamente ao servidor de arquivos para criar, modificar , recuperar e apagar seus próprios arquivos.
Segurança
Um dos maiores considerações ao comparar um dispositivo de armazenamento conectado ao um servidor de arquivos é a questão da segurança. Os servidores de arquivos sobressair no campo de segurança, como a maioria permite aos usuários visualizar e modificar seus próprios arquivos, mas impedi-los de ver os arquivos de outros usuários. Uma série de outros problemas de segurança também existem, como os administradores podem definir como os usuários acessam o dispositivo e até mesmo bloquear certos usuários que devem ser capazes de armazenar arquivos. Em comparação, dispositivos de armazenamento de arquivo anexado geralmente têm poucos (se houver) a segurança do usuário para usuário , e qualquer usuário com acesso ao computador host pode acessar facilmente os arquivos armazenados no dispositivo.
< Br > acesso direto
Com um servidor de arquivos dedicado, os usuários da rede podem acessar diretamente um arquivo, e vários usuários podem acessar , modificar e executar arquivos do dispositivo ao mesmo tempo . Os servidores de arquivos são especialmente concebidos para servir arquivos e aplicativos , enquanto um dispositivo de armazenamento de arquivo anexado normalmente só é configurado para armazenar arquivos. Além disso, se o usuário do computador para o qual o dispositivo de armazenamento de arquivos está ligado desliga o computador ou desconecta a unidade , os usuários da rede podem perder o acesso aos seus dados .
Confiabilidade e Disponibilidade
Embora um usuário desligar um computador host pode assumir temporariamente um armazenamento anexado arquivo de dispositivo off-line, servidores de arquivos dedicados geralmente não são sujeitos a esta consideração. Em vez disso, os servidores de arquivos são projetados para trabalhar por conta própria, e raramente requerem a reinicialização ou manutenção desligados . Dependendo da qualidade do servidor, ele pode até mesmo apoiar media " hot swappable ", ou unidades que podem ser adicionados e removidos sem interromper a disponibilidade do servidor.
Tamanho
A quantidade de espaço de armazenamento disponível é uma consideração que não diferiram significativamente entre os servidores de arquivos e dispositivos de armazenamento anexados. Enquanto servidores de arquivos estão disponíveis com centenas de gigabytes ou mesmo vários terabytes , uma série de dispositivos de armazenamento pode ser ligado ao computador de um usuário criar uma igualmente grande , se não maior capacidade de armazenamento. Em algumas configurações, no entanto, cada dispositivo de armazenamento conectado deve ser mapeado separadamente , colocando limites à quantidade de armazenamento disponível por dispositivos conectados.