? X.25 é um protocolo de comutação de pacotes , que foi desenvolvido na década de 1970 para conectar terminais assíncronos para grandes computadores host . X.25 oferece a entrega de pacotes confiável e um mecanismo de conexão de chamada . Terminais de se conectar à rede usando um pacote assembler /disassembler ou PAD . Chamada de configuração
X.25 requer uma chamada para estabelecer um circuito virtual. comunicações X.25
começar com uma configuração de chamada . Um usuário do terminal entra no endereço de um host eo PAD envia um pacote de configuração de chamadas para a rede. Nós da rede de rotas o pacote de configuração para o host de destino eo anfitrião retorna uma chamada aceitar pacote ou uma chamada de pacote claro . O pacote de chamada define o circuito virtual a ser usado para transferência de dados.
Transferência de Dados
X.25 usa links seriais.
Depois que a chamada é estabelecida, os dados podem ser enviados através de circuitos virtuais. Circuito números fazem parte do cabeçalho X.25, de modo que cada nó sabe para onde enviar cada pacote. Os erros são detectados por uma sequência de verificação de quadro no fim do pacote . Qualquer pacote que contém um erro é descartado e retransmitidos através do link até que seja recebido corretamente.
Protocolos relacionados
controles X.3 como o tráfego terminal foi empacotado .
O PAD é controlado por um conjunto de parâmetros definidos pelo padrão X.3 . X.29 define como o computador pode alterar os parâmetros e X.28 define como o usuário do terminal pode mudar esses parâmetros. Endereço X.25 são definidos em X.121 .