manutenção de software envolve aplicações para melhorar a conformidade com os requisitos legais e adaptação de um banco de dados para trabalhar com mais de um tipo de sistema operacional ou para permitir que o aplicativo funcione em um ambiente de rede. Melhores práticas para a manutenção de software incluir a avaliação da situação atual, a recolher contributos dos usuários finais , mantendo-se flexível e definição de padrões de controle de qualidade . Avaliação da Situação
Quanto mais preparado um departamento de tecnologia da informação é quando se avalia a situação atual, o mais fácil será para determinar o caminho a manutenção de software vai demorar. Primeiro, o departamento de TI deve definir os problemas e as necessidades de uma empresa , examinando o que o software aplicativo atual faz contra o que ele precisa fazer, mas não faz. Esta fase inclui fazer estimativas de custo , criando potenciais cronogramas e examinar toda a documentação do aplicativo de software atual , incluindo uma cópia do código-fonte . O departamento de TI vai determinar se o aplicativo só precisa ter certas partes do código atualizado, se ele precisa reorganizar e reestruturar os bancos de dados atuais , ou se a resposta é de decompor completamente o aplicativo e começar de novo com re- engenharia -lo.
Usuários Finais
O departamento de TI deve receber feedback detalhado das pessoas que utilizam as aplicações de software em uma base dia-a- dia. Esses usuários finais poderão se comunicar exatamente o que o software precisa fazer para ser mais eficiente , mais seguro e mais eficaz. Como parte das melhores práticas , o departamento de TI deve resumir o feedback recebido dos usuários finais em um documento de uma a duas páginas, que podem ser disseminadas para o pessoal do usuário final através de e-mails ou através de uma intranet da empresa. O departamento de TI vai querer manter os usuários finais informados sobre o progresso de atualização. Isso ajuda a definir as expectativas mais realistas do pessoal do usuário final.
Flexibilidade
O ideal é que tudo vai funcionar de acordo com o planejamento preliminar quando os avalia departamento de TI a situação atual. No entanto, é importante manter-se completamente flexível e ter a mentalidade de que os planos e as estimativas preliminares pode e vai mudar toda a linha durante o processo de manutenção. Coisas inesperadas como a doença de pessoal, as restrições orçamentárias , as mudanças políticas e mais pode afetar prazos e custos finais . Para se preparar para esses " soluços ", um departamento de TI deve formar um ou mais planos de contingência para manter os processos de manutenção progredindo.
Quality Assurance
Qualidade garantia de informação deve ser decidido antes do início da manutenção real . Determinar pontos de referência e como os objetivos serão testados . É uma boa idéia para acompanhar o plano de manutenção para a eficiência e revê-lo em conformidade, sempre olhando para a data de conclusão . Esta fase inclui determinar o que deve ser documentado em todo o processo de manutenção , como a nova documentação vai integrar com o velho, e como o aplicativo de software pode ser mantida no futuro. A melhor prática é perceber que testes exaustivos nunca é possível. Interação do usuário final só vai encontrar bugs e problemas que de outra forma não seriam descobertos.