Em redes de computadores , um servidor é qualquer computador que atende as solicitações de um ou mais sistemas cliente. O cliente , por outro lado , é tipicamente o computador que faz a interface com um utilizador humano . Hoje , experimentamos essa relação cliente /servidor quase que diariamente. Web Browsing
Cada vez que você visita uma página da Web , o seu browser (o cliente) envia uma solicitação para o servidor Web para a página que você quer ver. A maioria das ações executadas na página Web , como clicar em links, enviar pedidos adicionais para o servidor Web para obter mais informações.
Enviar
Ao primeiro clique no botão "Enviar" em uma mensagem de e-mail , não é enviado diretamente para os computadores dos destinatários. Em vez disso, ele vai de seu computador ( um cliente) para um servidor de e-mail. Mais tarde, quando os destinatários verificar o seu e-mail, seus computadores ( clientes) também enviar pedidos para o servidor de e-mail para as cópias de todas as suas novas mensagens.
Jogos
Muitos jogos on-line usam um modelo cliente /servidor. Ao jogar com outras pessoas, cada ação que você tomar pode ser enviado para o servidor. O servidor processa as ações tomadas por cada jogador e , em seguida, envia os resultados de volta para o computador de cada jogador . O programa cliente (o jogo ), então exibe os resultados para o jogador.
Servidores de Impressão
Um exemplo de um servidor que não necessariamente utilizam a Internet seria um servidor de impressão , o que muitas vezes pode ser encontrado em escolas, escritórios , bibliotecas e outros locais públicos. Como não há uma impressora conectada a cada computador nesses ambientes , um único servidor de impressão processa os pedidos de vários computadores (clientes) de uma só vez .