armazenamento compartilhado é a espinha dorsal de uma infra-estrutura virtualizada , e redes de área de armazenamento (SANs) são usados para fornecer este armazenamento compartilhado para a maioria dos ambientes VMware. Para utilizar uma SAN , no entanto, é necessário configurar cada host VMware ESX para se conectar à SAN usando número de unidade lógica (LUN) endereços . Os passos para fazê-lo são diferentes quando ligar a um volume iSCSI SAN e um volume SAN Fibre Channel. Coisas que você precisa
console de serviço VSphere
ESX anfitrião
Storage Area Network (SAN) endereço de destino
Show Mais instruções
Conecte-se a uma SAN iSCSI
1
Criar uma porta VMkernel para adaptadores de rede física . Use o console de serviço para fazer isso. Selecione um host ESX . No painel à direita escolha a opção " Configuração " e depois selecionar " Networking ". Clique em " Adicionar rede ... " no menu à direita . Selecione " VMkernel ". Deixe o botão de opção "Criar um switch virtual " selecionado e clique em " Avançar". Digite um nome apropriado para "Etiqueta de rede." Digite as informações de VLAN ID , se apropriado e clique em "Avançar". Digite as configurações de IP para este dispositivo , e em seguida, clique em " Concluir".
Um iniciador de software iSCSI não pode ser usado até uma porta VMkernel está configurado para isso.
2
Habilite o software iSCSI iniciador. Selecione um host ESX . Escolha a aba "Configuração", e selecione " Adaptadores de armazenamento . " Selecione o iniciador iSCSI. Clique em "Propriedades " e depois clique em " Ativado".
3
Configurar " descoberta dinâmica " ou "Static Discovery" para a SAN . Selecione um host ESX . Escolha a aba "Configuração", e selecione " Adaptadores de armazenamento . " Selecione o iniciador iSCSI , e depois em " Propriedades". Clique em cada guia " descoberta dinâmica " ou na aba " Descoberta Static" . Clique no botão " Adicionar ... " botão , a fim de introduzir o endereço IP da SAN ou a SAN e informações do alvo ( para Discovery estático) .
Quando " Descoberta Dinâmica" está habilitado , cada vez que os contatos do iniciador da SAN envia um pedido especial chamado "Envie Alvos " , a fim de listar, de forma dinâmica , que os volumes estão disponíveis. Se "Static Discovery" está habilitado , as informações LUN para cada alvo deve ser inserido também.
4
Scan for disponível LUNs . Selecione um host ESX , e , em seguida, escolha a aba "Configuração ". Selecione " Adaptadores de armazenamento. " Clique em " Verificar novamente ", que é exibido na região superior direita do painel de configuração.
Com o iniciador iSCSI configurado e um alvo SAN especificado, é possível procurar por alvos. Isto também é referido como a digitalização para LUNs porque as informações de destino é exibido usando o número de unidade lógica .
Conectar a um Fibre Channel SAN
5
Confirme se o ESX anfitrião está pronto para usar o seu adaptador de barramento de host ( HBA) . Selecione um host ESX , e , em seguida, escolha a aba "Configuração ". Selecione " Adaptadores de armazenamento. " Selecione o dispositivo HBA . Confirme se o "tipo" de campo exibe " Fibre Channel ".
Conexões Fibre Channel SAN são normalmente configurados usando dispositivos HBA . Antes de um HBA pode ser configurado para ligar a um volume de SAN , ele deve ser configurado para uso . Se não for este o caso, é necessário reinstalar o dispositivo de hardware HBA .
6
Scan for LUNs disponíveis usando o console de serviço . Selecione um host ESX , e , em seguida, escolha a aba "Configuração ". Selecione " Adaptadores de armazenamento. " Em seguida, selecione o Fibre Channel HBA . Clique em " Verificar novamente ", que é exibido na região superior direita do painel de configuração.
7
Configure a política de vários caminhos . Selecione um host ESX , e , em seguida, escolha a aba "Configuração ". Selecione " Adaptadores de armazenamento. " Selecione um dispositivo HBA no painel " Adaptadores de armazenamento " . Clique no botão "Dispositivos " no " Ver : " painel . Botão direito do mouse em um LUN , e escolha "Gerenciar Caminhos ". Escolha uma das possíveis políticas de vários caminhos , usando o menu drop-down chamada " Seleção de caminho . "
É desejável configurar vários caminhos de rede entre os hosts ESX e os dispositivos de armazenamento SAN para a maioria dos ambientes VMware empresariais. As escolhas para multipathing depender de vários fatores , incluindo o ambiente de rede , os requisitos de tempo de atividade e as capacidades dos dispositivos SAN e HBA .