O protocolo de transferência de arquivos dominante na Internet é o FTP ( File Transfer Protocol ) . Uma alternativa leve para FTP é o Trivial File Transfer Protocol (TFTP) , que remonta a 1980. A versão 2 foi produzido em 1981 com pouca extensão das capacidades instalações . Maior funcionalidade foi adicionada em 1995, quando foram definidas as extensões opcionais . Recursos de multicast foram adicionados em 1997. Extensões de opção foram refinados em 1998. Função
TFTP tem dois modos de transferência : netascii é um formato de texto e octeto é um formato binário . O protocolo foi originalmente escrito com um limite de transferência de arquivo de 32 MB, mas este foi posteriormente aumentado para 4 GB. Por causa de sua restrição de tamanho de arquivo original, TFTP é usado tipicamente transferências de arquivos fro pequenas , nomeadamente as informações de boot -up em clientes ou roteadores finas, onde o receptor tem muito pouca memória ou armazenamento de dados.
Características
TFTP é um sistema de conexão. Ele roda sobre UDP ( User Datagram Protocol ), que não oferece gerenciamento de sessão ou verificações de integridade de dados. FTP usa o TCP orientado a conexão . Devido a esta falta de gerenciamento de sessão, TFTP só transfere um pacote de cada vez. Os remetente espera por um pacote para ser reconhecido antes de enviar o próximo .
Packet Size
tradicional TFTP envia dados em blocos de 512 bytes. A carga de um pacote enviado através de uma LAN de dados típico é normalmente pelo menos 1.500 bytes . Isso fez com TFTP muito lento. A definição do protocolo foi reescrito para adicionar opções para os parâmetros de uma transferência TFTP. Um desses parâmetros é " de bloco . " Isso permite que o usuário especifique um bloco de dados maior do que o padrão de 512 bytes.
Opção de Extensão
A definição de TFTP foi modificado em 1995 para criar um mecanismo para negociação transferir os parâmetros . A opção de tamanho do bloco é um desses parâmetros e foi adicionado à definição do protocolo em 1998. Outros incluem a possibilidade de utilização de um pacote de TFTP padrão para obter uma notificação do tamanho total do ficheiro a ser transferido . Antes desta opção foi criado, um programa de recepção continuaram a esperar mais blocos , sem saber quantos seriam transferidos. Como cada bloco tinha que ser de 512 bytes de comprimento , o recebimento de um bloco menor sinalizou o fim da transmissão .
Multicast TFTP
Uma versão multicast de TFTP foi definida em 1997. Isto proporciona a capacidade de enviar os mesmos pacotes de dados para mais do que um destino simultaneamente . Esta funcionalidade foi projetado especificamente para aplicações onde os dados de configuração são enviados para terminais e thin clients.
Detractions
A transação TFTP só pode ler ou escrever um arquivo . Não há funções de listagem de diretório e nenhum processo de autenticação do usuário no protocolo. A falta de segurança é perdoado por causa das limitadas capacidades do sistema. Um programa de TFTP não pode renomear, apagar ou sobrescrever arquivos .