? Você pode não saber , mas se você usar uma rede de computadores ou a Internet , as chances são extremamente elevados que você está se conectando através de um servidor (DHCP) Dynamic Host Configuration Protocol . Uma ferramenta importante no protocolo automatizado Internet ( IP) a atribuição de endereços , protocolos DHCP são instalados em servidores no núcleo da maioria das redes em que um ou mais dispositivos estão interligados , incluindo sistemas em residências e empresas. Embora qualquer servidor pode ser configurado para hospedar os protocolos DHCP entre suas outras funções , as altas demandas de redes maiores normalmente requerem um servidor DHCP dedicado. DHCP
DHCP é um protocolo de configuração de IP automática. Os servidores DHCP são dadas controle automatizado sobre os endereços IP de todas as ligações dentro de uma rede , e atribuir automaticamente endereços IP separados para cada dispositivo pode operar de forma independente e se conectar com outros dispositivos. Cada endereço IP origem da lista mestre do servidor DHCP.
Servidores DHCP
Um servidor DHCP é essencialmente qualquer dispositivo configurado para atribuir automaticamente endereços IP aos dispositivos conectados. O roteador Wi -Fi em sua rede doméstica não é tecnicamente um servidor DHCP verdade. Enquanto que serve a mesma função , como um servidor DHCP, ele também transmite informações entre os dispositivos conectados . Os servidores DHCP são verdadeiros servidores individuais configurados exclusivamente para gerenciar a configuração DHCP e dar Rede de Área Local (LAN) aos administradores a capacidade de controlar as atribuições de IP e gerir a forma como diferentes dispositivos estão em rede . Um exemplo de um servidor DHCP verdade pode ser encontrada em um provedor de serviços de Internet (ISP). Cada modem conectado à rede do ISP precisa do seu próprio endereço IP, e usando um servidor DHCP, o ISP pode atribuir rapidamente os endereços IP para todos os usuários registrados na rede.
Benefícios < br >
DHCP permite aos administradores um meio mais simples de atribuir dinamicamente endereços IP para os computadores em uma rede. Como o servidor DHCP lida com isso automaticamente, o administrador não precisa atribuir manualmente um novo endereço IP dinâmico cada vez que alguém quiser usar a rede. Enquanto atribuição manual pode não parecer tão ruim , tenha em mente que as grandes redes podem , potencialmente, ter centenas de computadores que exigem a atribuição de endereços IP , eo tempo necessário para cada tarefa aumenta o tempo de espera de outros para baixo da linha. Os sistemas que usam endereços IP atribuídos dinamicamente não enfrentam este problema. DHCP também remove o erro humano de atribuição de IP , criando configurações de IP mais rápidos e precisos . Além disso, o DHCP reduz muito a probabilidade de endereços IP duplicados.
Desvantagens
redes menores podem apenas necessita de um único servidor DHCP para satisfazer as suas necessidades. O problema aí é que se esse único servidor falhar, cada computador na rede não será capaz de receber um endereço IP e perder o acesso à rede. Isso pode reduzir a produtividade e até mesmo trazer um ambiente de trabalho a uma paralisação até que a falha seja reparada . Em redes de vários segmentos , a configuração adicional é necessário para manter a ordem . Isso pode exigir vários servidores DHCP ou agentes de retransmissão . Agentes de retransmissão são servidores configurados para receber as transmissões a partir do servidor DHCP central e agir como um intermediário entre o servidor central e os dispositivos conectados em seu segmento de rede. Se DHCP estiver configurado com informações erradas , esta informação será aplicada em toda a rede e levar a dificuldades para se conectar à rede. Além disso, redes DHCP são vulneráveis a ataques cibernéticos " man-in -the-middle " , que envolvem um servidor desonestos sendo introduzidos os endereços IP da rede e oferta . Qualquer informação transmitida por essa conexão pode ser interceptada pelo servidor DHCP desonestos , incluindo dados confidenciais.