Não há um único número definitivo de "tipos" de comutadores de rede, pois a categorização pode ser feita de várias maneiras, levando a categorias sobrepostas. No entanto, podemos classificá -los amplamente com base em várias características -chave:
*
por camada no modelo OSI: Esta é uma classificação comum e fundamental.
* Switches da camada 2 (camada de link de dados): Este é o tipo mais comum. Eles encaminham o tráfego com base em endereços MAC.
*
Switches da camada 3 (camada de rede): Eles combinam a funcionalidade de um comutador da camada 2 e um roteador, encaminhando o tráfego com base nos endereços MAC e IP. Eles geralmente lidam com o roteamento entre as VLANs.
*
Switches da camada 4 (camada de transporte): Menos comuns, esses comutadores podem examinar o cabeçalho da camada de transporte (portas TCP/UDP) para tomar decisões de encaminhamento, oferecendo alguns recursos avançados de gerenciamento de tráfego.
*
por funcionalidade/recursos: *
interruptores não gerenciados: Dispositivos simples e plug-and-play com opções mínimas de configuração.
*
Switches gerenciados: Ofereça opções de configuração avançada por meio de uma interface da Web ou interface da linha de comando (CLI), permitindo configuração da VLAN, QoS, recursos de segurança etc.
*
Switches inteligentes: Cair entre não gerenciado e gerenciado, fornecendo alguns recursos básicos de gerenciamento.
*
interruptores empilháveis: Vários comutadores que podem ser interconectados e gerenciados como uma única unidade.
*
interruptores modulares: Tenha slots para inserir vários módulos para expandir a funcionalidade (por exemplo, mais portas, velocidades diferentes).
*
por tamanho e densidade da porta: *
pequenos interruptores: Algumas portas, geralmente usadas em casas ou pequenos escritórios.
*
interruptores médios: Dezenas de portos, adequados para empresas pequenas e médias.
*
comutadores grandes (interruptores corporativos): Centenas ou até milhares de portas, usadas em grandes centers e redes corporativas.
*
por velocidade: *
Ethernet rápido (100 Mbps): A tecnologia mais antiga, agora usada principalmente em redes herdadas.
*
Gigabit Ethernet (1 Gbps): Padrão comum para muitas redes.
*
10 Gigabit Ethernet (10 Gbps): Velocidade mais alta, usada para aplicações de alta largura de banda.
*
40 Gigabit Ethernet (40 Gbps) e 100 Gigabit Ethernet (100 Gbps): Velocidade muito alta, geralmente usada em data centers.
Como você pode ver, essas categorias se sobrepõem. Um interruptor pode ser uma camada 2, gerenciada, gigabit Ethernet e interruptor empilhável de uma só vez. Portanto, não há um único número de "tipos", mas uma vasta gama de variações com base em uma combinação dessas características.