Você não deve usar mais de três hubs em uma rede, idealmente muito menos, porque os hubs são extremamente ineficientes e introduzem problemas de desempenho significativos à medida que você adiciona mais. Aqui está o porquê:
*
Domínios de transmissão: Os hubs operam na camada física (camada 1 do modelo OSI). Eles transmitiram todos os sinais recebidos em uma porta para todas as outras portas. Isso significa que todos os dispositivos da rede recebem * Every * pacote *, mesmo que não seja endereçado a ele. À medida que você adiciona mais hubs e, portanto, mais dispositivos, esse tráfego de transmissão explode, reduzindo drasticamente o desempenho e aumentando as colisões (no caso de Ethernet mais antigo baseado em hub).
*
Colisões e contenção: Nas redes Ethernet mais antigas e semi-duplex usando hubs, as colisões se tornam muito mais frequentes à medida que o número de dispositivos aumenta. Isso leva a retransmissões e degrada ainda mais o desempenho.
*
Riscos de segurança: Como os hubs transmitem tudo, eles apresentam riscos significativos à segurança. Qualquer dispositivo na rede pode potencialmente "ouvir" no tráfego destinado a outros dispositivos.
*
Largura de banda limitada: A largura de banda disponível é compartilhada entre todos os dispositivos conectados. Adicionar mais hubs não aumenta a largura de banda total; Ele apenas divide a largura de banda disponível entre mais dispositivos, levando a desacelerações.
*
Aumento da latência: O aumento do tráfego e colisões em uma rede baseada em hub com muitos hubs leva a atrasos significativos (latência) na transmissão de dados.
Em suma, enquanto os hubs são simples e baratos, eles não são escaláveis. As redes modernas usam comutadores em vez de hubs porque os comutadores operam na camada 2 (camada de link de dados) e pacotes de encaminhamento apenas para o destinatário pretendido, melhorando significativamente o desempenho, a segurança e a escalabilidade. Mesmo assim, redes excessivamente grandes baseadas em comutador também podem sofrer problemas de desempenho e geralmente exigem segmentação (quebrando a rede em seções menores e gerenciáveis).