Uma rede em camadas é uma rede de telecomunicações na qual múltiplas sub-redes independentes, ou camadas, estão interconectadas para fornecer um serviço. Cada camada executa um conjunto específico de funções e as camadas são interconectadas de tal forma que os dados podem ser transmitidos de uma camada para outra.  
 O modelo de rede em camadas é uma estrutura teórica que descreve como uma rede pode ser dividida em múltiplas camadas. O modelo de rede em camadas mais comum é o modelo OSI, que consiste em sete camadas: 
 1. Camada física:A camada física é responsável pela transmissão de bits de dados através de um meio físico, como cabo ou fibra óptica. 
 2. Camada de enlace de dados:A camada de enlace de dados é responsável pela transmissão confiável de quadros de dados entre dois nós em uma rede. 
 3. Camada de rede:A camada de rede é responsável pelo roteamento de pacotes de dados entre diferentes nós de uma rede. 
 4. Camada de transporte:A camada de transporte é responsável pela transmissão confiável de segmentos de dados entre dois nós de uma rede. 
 5. Camada de sessão:A camada de sessão é responsável pelo estabelecimento e manutenção de sessões entre dois nós de uma rede. 
 6. Camada de apresentação:A camada de apresentação é responsável pela formatação e criptografia dos dados antes de serem transmitidos pela rede. 
 7. Camada de aplicação:A camada de aplicação é responsável por fornecer aplicações fáceis de usar que podem ser usadas para acessar e trocar informações em uma rede.  
 O modelo de rede em camadas é uma ferramenta útil para compreender como as redes funcionam e para projetar e implementar protocolos de rede. Ao dividir uma rede em múltiplas camadas, é possível simplificar o projeto e a implementação de protocolos de rede e facilitar a solução de problemas de rede.