Aqui estão as perguntas de revisão do capítulo 9 do Network+ Guide to Networks:
1. O que é um gateway de tradução de endereços de rede (NAT)? - Um gateway de tradução de endereços de rede (NAT) é um dispositivo que traduz os endereços IP privados de dispositivos em uma rede privada em endereços IP públicos antes de enviar dados para uma rede pública, como a Internet.
2. O que é um gateway de tradução de endereço de porta (PAT)? - Um gateway de tradução de endereço de porta (PAT) é um tipo de gateway NAT que usa um único endereço IP público para representar vários endereços IP privados. Isso é feito atribuindo a cada endereço IP privado um número de porta exclusivo.
3. Qual é a diferença entre NAT estático e NAT dinâmico? - O NAT estático atribui um endereço IP público permanente a um endereço IP privado específico. Isso é frequentemente usado para dispositivos que precisam ser acessíveis pela Internet, como servidores web.
- O NAT dinâmico atribui dinamicamente um endereço IP público a um endereço IP privado quando necessário. Isso normalmente é usado para dispositivos que não precisam estar permanentemente acessíveis pela Internet, como computadores clientes.
4. O que é uma rede privada virtual (VPN)? - Uma rede privada virtual (VPN) é uma rede privada estabelecida através de uma rede pública, como a Internet. As VPNs são usadas para permitir que os usuários acessem com segurança recursos privados de uma rede pública.
5. Qual é a diferença entre uma VPN site a site e uma VPN de acesso remoto? - Uma VPN site-to-site conecta duas ou mais redes privadas, como duas sedes corporativas ou uma sede corporativa e uma filial.
- Uma VPN de acesso remoto permite aos usuários acessar com segurança uma rede privada a partir de uma rede pública, como a Internet.
6. Quais são alguns dos protocolos de segurança usados para VPNs? - IPsec (segurança de protocolo de Internet)
- SSL (camada de soquetes seguros)
- PPTP (protocolo de túnel ponto a ponto)
- L2TP (protocolo de encapsulamento de camada 2)
7. Quais são as vantagens e desvantagens de usar uma VPN? Vantagens: - Fornece acesso seguro a recursos privados de uma rede pública
- Criptografa o tráfego de dados para proteger informações confidenciais
- Pode ser usado para contornar a censura na Internet
Desvantagens: - Pode introduzir latência ou reduzir o desempenho devido à sobrecarga de criptografia
- Configurar e gerenciar VPNs pode ser complexo
- Clientes VPN podem ser necessários em dispositivos individuais
8. O que é uma zona desmilitarizada (DMZ)? - Uma zona desmilitarizada (DMZ) é um segmento de rede isolado tanto da rede interna como da rede externa. Normalmente é usado para hospedar servidores acessíveis pela Internet, como servidores web.
9. Quais são os benefícios de segurança do uso de uma DMZ? - Isola servidores vulneráveis da rede interna, reduzindo o risco de violações de segurança interna
- Permite que usuários externos acessem serviços específicos sem comprometer a rede interna
- Pode ser usado para implementar controles de segurança adicionais, como firewalls e sistemas de detecção de intrusão
10. Qual é a diferença entre um firewall e um sistema de prevenção de intrusões (IPS)? - Um firewall é um dispositivo de segurança de rede que controla o acesso a uma rede filtrando o tráfego de entrada e saída com base em um conjunto de regras de segurança.
- Um sistema de prevenção de intrusões (IPS) é um dispositivo de segurança de rede que monitora o tráfego da rede em busca de atividades suspeitas e toma medidas para bloquear possíveis ataques.