Flooding é uma técnica de encaminhamento simples, mas ineficiente em redes. Ao usar inundação, cada switch na rede encaminha cada quadro ou transmissão para todas as portas, exceto para a porta de onde veio. O objetivo da inundação é garantir que um quadro (normalmente transportando uma carga útil de broadcast ou multicast) alcance todos os destinos acessíveis em uma rede.
Inundações normalmente são uma abordagem indesejável para projeto de rede :
- Consome muita largura de banda.
- Isso pode fazer com que as tabelas de endereços MAC do switch sejam preenchidas desnecessariamente, o que pode afetar o desempenho do switch e da rede.
- À medida que um quadro atravessa uma sequência de switches, cada um com múltiplas portas, e cada switch transmite esse quadro para todas as portas restantes, o número de quadros duplicados cresce exponencialmente; esse efeito pode degradar o desempenho da rede ou até mesmo paralisá-la.
Quando você pode querer usar o Flooding? É importante observar que a inundação nunca é usada para tráfego unicast regular. Na prática, a inundação em switches é usada principalmente para as seguintes aplicações:
- Quadros Spanning Tree Protocol (STP):usados para construir e convergir uma topologia sem loop em uma rede comutada.
- Quadros VLAN Trunking Protocol (VTP):usados para garantir que todos os switches conectados pertençam à mesma VLAN e compartilhem informações da VLAN.
- Quadros Link Aggregation Control Protocol (LACP):Utilizados para gerenciar e garantir a criação e operação de grupos de agregação de links (LAGs).
- Tráfego Broadcast ou Multicast:Se o tráfego multicast ou broadcast precisar atingir todos os segmentos da rede.