Como as necessidades de segurança de rede de computadores e evoluir , a tecnologia de firewall cumpre os requisitos mais exigentes. De simplesmente aceitar e rejeitar pacotes com base no protocolo de internet, ou endereços IP , firewall de hoje também filtra contra o ataque de camada de aplicação , bem como o apoio de rede privada virtual (VPN) gateways. Software vs Hardware
software e firewalls de hardware irá executar o software em algum tipo de hardware, mas a distinção entre os dois produtos se refere a saber se o software proprietário é pré-instalado em um pedaço de hardware , como uma router , ou pode ser instalado num sistema operacional de propósito geral . Produtos de hardware podem ser mais fáceis de integrar em um sistema existente, mas uma vez instalado o usuário está limitado a especificações do fornecedor , sem opção de upgrade de memória de acesso aleatório (RAM), unidades de processamento ou até mesmo adicionar interfaces de rede adicionais.
opções
Software
Muitas opções estão disponíveis atualmente, incluindo o Microsoft ISA Server, CheckPoint FW -1 e Symantec Enterprise Firewall. Opções a considerar são o número de sessões de firewall e túneis que serão apoiados , a integração com servidores de correio e quais protocolos VPN são obrigatórios. Algum pensamento deve ser dada à interface de usuário de gerenciamento que o administrador vai preferir , o que poderia ser a linha de comando, gráfica ou até mesmo baseado em web.
Recursos extras
Alguns recursos que não são padrão, mas pode valer a pena pagar extra para são a capacidade de filtrar espaço , tela localizadores uniformes de recursos (URLs) ou gerar relatórios. Opções de licenciamento para usuários também variam muito, com alguns vendedores cobrando por cliente VPN emitido. Para evitar o potencial de taxas exorbitantes , isso deve ser considerado antes de comprar uma licença de software .